Você precisa de ajuda?

Está terminando o Setembro Amarelo, mas o ano inteiro você deve pensar: eu preciso de ajuda? Estou bem? O que eu posso fazer para ficar melhor?

Já se sentiu como se as coisas não fizessem mais sentido? Ou como se não pudessem melhorar, não importa o que você faça? A depressão faz você se sentir cansado, cansado física e mentalmente, cansado de tudo. É um sentimento persistente que sufoca todo o resto, como estar se afogando.

Você sente um vazio na sua vida e faz apenas o que acha que precisa fazer, ou nem isso. As coisas que você gostava de fazer não importam mais como antes. Estar com outras pessoas se torna difícil, afinal elas não entendem você.

Não é questão de falta de vontade se você está tendo dificuldade de fazer o que precisa para sair dessa. Não é culpa sua estar assim. Mas as coisas podem ser diferentes.

Sair disso não é simples e você precisa de ajuda. Comece enviando um e-mail para a psicóloga do seu campus. Não tenha receio de procurar um profissional especializado. Também não perca o contato com seus amigos, não se afaste de todos. O contato social é muito importante na nossa vida.

O primeiro passo para sair disso é reconhecer que você tem um problema. Não é saudável se sentir assim. Não é demais repetir: peça ajuda. Existem pessoas que amam você, por mais que às vezes seja difícil lembrar disso. Pense com cuidado em cada uma das pessoas que pode sentir sua falta se algo acontecer com você.

Você precisa cuidar da sua saúde mental da mesma forma que cuida da sua saúde física. Se você está se sentindo como descrevemos, talvez não exatamente igual (a depressão não se apresenta igual para todos), mas:

  • muito triste e desmotivado;
  • com muito sono ou sem conseguir dormir;
  • perdeu ou ganhou peso recentemente;
  • não se sente como antes;
  • sente culpa, desespero, vazio;
  • está com a autoestima muito baixa;
  • sente-se inútil ou fracassado;
  • acha que não tem esperança...

... não acha que seria melhor não se sentir assim? Que a vida pode ser mais do que isso? Não seria bom se sentir apenas... bem?

Procure a psicóloga do seu campus para conversar e siga suas orientações direitinho, procure seus amigos para te apoiar, tente as nossas dicas de como se sentir bem. Lembre-se: não é culpa sua e você pode se sentir melhor, só precisa de ajuda.

Além disso, lembre-se: a vida é feita de altos e baixos. Mesmo que você esteja no auge da sua vida, você não vai se sentir feliz 100% do tempo. Mas são os momentos ruins que nos fazem dar mais valor aos momentos felizes.

 

Acesse Serviço de Psicologia e veja como entrar em contato com a psicóloga do seu campus. 

 

Dicas de postagens:

 

Dicas – Como ser feliz

Dicas – Conheça uma forma de obter felicidade e bem-estar

Dicas – Qual o sentido da vida segundo Viktor Frankl?