Especial de Quarentena

publicado 04/05/2021 15h31, última modificação 26/11/2021 09h41
#UFOBemCasa

Bem vindos ao Especial de Quarentena, onde vocês vão encontrar sugestões de entretenimento, atividades para passar o tempo na quarentena e dicas de vida e estudos.

A página será atualizada três vezes por semana, fiquem atentos!

Quarta: Postagem e sugestão de livros

Quinta: Sugestão de músicas

Sexta: Postagem e sugestão de TV

Mande sua contribuição para quarentena@ufob.edu.br com seu nome e curso ou setor.


#UFOBemCasa

Siga o @ufobarrildobrado no Instagram, confira as dicas dos servidores da UFOB e mande as suas!

Está seguindo o Projeto Despertar no Instagram? Siga agora e fique por dentro das lives!


NOVIDADES: Artesanato e costura / Livros / Músicas / TV

Livros

Temos conteúdo novo!

Fone de ouvido.

Músicas

Temos conteúdo novo!

Como forma de Boas Vindas aos Calouros, convidamos algumas pessoas para apresentar os vários aspectos da UFOB: atléticas, coletivos... os textos vão ser postados à medida que recebermos. Confira a categoria Boas Vindas aos Calouros 2021.

Foi convidado e ainda não enviou? Ainda dá tempo! Não localizamos sua atlética ou coletivo e gostaria de ter espaço para se apresentar? Envie para quarentena@ufob.edu.br.

 

O que você pode publicar no Especial de quarentena

Dicas aleatórias

Confira Jornada do Acolhimento, um jogo para navegador com o intuito de conscientizar sobre depressão, neste link.

Conheça o site do Setembro Amarelo do CVV neste link.

Confira Suicídio, informando para prevenir, publicação do CFM.

Confira a cartilha Comportamento Suicida: Conhecer para prevenir neste link.

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. Conheça os fatores de risco e sinais de alerta para o suicídio na cartilha do site setembroamarelo.com neste link.

Em breve estarão abertas as inscrições para o 6º Congresso Baiano de Educação Inclusiva, que acontecerá online e gratuitamente. O tema será Educação especial em tempos de transformação. Fique atento na página da CBEI (link)!

Já conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira? Confira aqui.

O Serviço de Apoio Pedagógico realizará a oficina Organizando o aprendizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial - Parte II às 14h do dia 11 de junho neste link.

A psicóloga Carine Galdino vai realizar durante as férias sessões de meditação guiada toda segunda-feira às 16h no Google Meet neste link. Participe!

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul vai realizar uma live com dicas para melhorar a aprendizagem no ensino remoto dia 20 de maio em dois horários: às 10h e às 19:30h no canal do Mestrado Profissional em Informática. Confira neste link!

Vamos nos prevenir contra o mosquito Aedes aegypti? Visite a página da Agência Nacional de Saúde Suplementar para ver como!  

Conheça a prática de Mindfulness com o vídeo NeuroMeeting #16: Natureza, Cérebro e Mindfulness, com o Prof Ms Cláudio Seal Carvalho. Ele está disponível no canal Psicologia Uneb, junto a outros vídeos de psicologia, filosofia e ciências humanas produzidos pela universidade. 

Já conhece o TelegramÉ um serviço de mensagens instantâneas muito parecido com o Whats App, mas nele você pode pesquisar canais e grupos de temas do seu interesse para fazer parte (tem uma caixa de busca). Pesquisando rapidamente alguns temas encontramos: Desenhistas S/A, Artesanato Passo a PassoTerraBella Jardinagem e Origami. Mas para pesquisar você também pode utilizar o site Telegram GroupNele está tudo separado por categorias, como estudos, música, jogos e filmes. Numa pesquisa rápida encontramos o canal Cursos e Eventos Gratuitos

Confira a reprise gratuita de alguns cursos da eduK nesse link.

Conhecem o canal ColetivoPsi Ifbaiano? É um canal aberto pelas psicólogas e psicólogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano no Youtube para compartilhar conteúdos com a comunidade interna e externa. Tem um vídeo sobre Yoga e Saúde Mental: exercícios para o corpo e para a mente e vai transmitir dia 23 de março às 17h a live Projeto de Vida e escolhas profissionais em tempos de pandemia, com Cristiane Beserra e Catarina Sakai. 

Vai acontecer 23/03 às 19h uma live sobre Como estudar melhor em tempos de pandemia: auto regulação da aprendizagem e das emoções, com a palestrante Profª Drª Marilda Dantas e o Prof Dr Lauro Mota. A live vai ser transmitida no canal Diálogos Intempestivos no Youtube.

Confira em Mapa da Saúde Mental serviços públicos de saúde mental disponíveis no Brasil e serviços disponibilizados por ONGS, instituições filantrópicas e outras. 

Já conferiu a série de animação com técnicas de meditação da Netflix? Headspace - Meditação Guiada é a dica de Carine, lotada na CAEST. 

Leia um jornal que só tem notícia boa, o Jornal de Boas Notícias

Guia Para Todos Verem reuniu informações gerais, notícias e outros assuntos relacionados ao Corona Vírus num site que tem acessibilidade para pessoas com deficiência visual. No link Conteúdos Para o Período de Quarentena eles reuniram audiodescrição de filmes, músicas, a rádio ONCB, canais no Youtube e áudiolivros.

Já conhece o aplicativo Tv Brasil Play? É um aplicativo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que disponibiliza os programas da Tv Brasil de graça para android. Pesquise na Play Store e experimente! 

Veja Marte através do veículo de exploração Curiosity, da Nasa, neste link.

Aprenda idiomas de graça nesta quarentena no site do Duolingo 

A Psicóloga da Assistência Estudantil Giovanna Sena está fazendo conteúdos para quem está estudando na quarentena. Já fez um pequeno documento sobre a curva do esquecimento, explicando como você pode estudar melhor, disponibilizou um Planner Estudantil para imprimir, a análise S.W.O.T., já falou de tempo de estudo, técnica de estudo Pomodoro e deu cinco dicas para reduzir a ansiedade. Visite o link e confira. 

Vídeo do Youtube ensinando a fazer 3 modelos de máscara (CANAL MONIQUE RANGEL).

O site Relações Simplificadas abriu espaço para alguns profissionais que oferecem acolhimento gratuito neste período de Quarentena - dica da Fran.

Assista filmes na NETFLIX junto com os seus amigos, mesmo na quarentena. Instale no Google Chrome o Netflix Party, uma extensão do navegador, e siga as instruções: abra um vídeo na Netflix, clique no ícone NP, ao lado da barra de endereço, clique em Start the party na caixa que vai aparecer e compartilhe o URL que vai ser criado com os amigos que você quer que participem. Clicando no URL, seus amigos vão ser direcionados para a Netflix. Eles devem então clicar no botão NP e um chat vai estar disponível para vocês comentarem o vídeo. 

A Franciele também tem um canal de Meditação no Youtube, Franciele Trindade Terapias.


Observação: Na maioria dos posts só indicamos conteúdo, os direitos autorais são reservados aos produtores de conteúdo.