Qual o sentido da vida segundo Viktor Frankl?

Victor Frankl criou a Logoterapia, escola de psicoterapia que busca ajudar os seus pacientes a encontrar sentido na vida. Já se perguntou qual é o seu?

Para a Logoterapia, a neurose da nossa época é gerada pelo vazio existencial. O sentido impulsiona o ser humano, e, quando essa vontade de sentido é frustrada, surge o sentimento de vazio existencial.

Não é preciso estar doente para sentir o vazio existencial, mas ele pode deixar você doente: deprimido, dependente em drogas, entre outras coisas.

A Logoterapia, fundada por Viktor Emil Frankl, busca ajudar o indivíduo a encontrar sentido na vida. Segundo Nietzsche, “quem tem por que viver aguenta quase todo como”.

Mas se você espera uma resposta pronta, ela não existe. Não cabe ao psicólogo dizer ao indivíduo qual o sentido da sua vida.

O sentido da vida é único para cada pessoa, muda de acordo com a época e situação de cada um (ou seja, não vai ser o mesmo a sua vida inteira), é concreto (você pode realizar) e acessível a todos.

Entretanto, para Frankl uma coisa é certa: o sentido da vida não deve ser egocêntrico. Felicidade e prazer não são motivos para a existência, eles são efeitos colaterais.

É preciso dedicar-se a algo maior que si mesmo, a uma causa ou ao amor a outra pessoa. E mesmo diante do sofrimento é possível encontrar sentido.

Você é capaz e livre para escolher o que lhe traz sentido e, portanto, responsável por suas escolhas.

A vida sempre oferece um sentido, cabe a nós discernir qual o nosso. Mas lembre-se: não deixe de aproveitar cada segundo.

E você, já pensou no seu sentido da vida?

Referências:

Viktor Frankl e a Logoterapia

Logoterapia: compreendendo a teoria através de mapa de conceitos

A Logoterapia e Análise Existencial em prevenção ao suicídio: uma busca pelo sentido da vida

Busca por felicidade e sentido de vida na sociedade de consumo no olhar da Logoterapia