EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A UFOB participa da iniciativa Impacto Acadêmico (United Nations Academic Impact - UNAI), projeto que consiste em uma associação das instituições de ensino com a ONU, formando uma rede de compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e soluções para os diversos desafios globais. A UNAI se propõe a fortalecer iniciativas que contribuam com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os ODS são integrados e indivisíveis, e reconhecem de forma equivalente as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Na UFOB, as propostas de extensão submetidas às chamadas internas devem atender a pelo menos um dos ODS que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promovida pela ONU. 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030

 

Para saber mais sobre os objetivos globais, consulte a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br

 

Com objetivos de divulgar como os projetos de extensão vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável, uma série de vídeos está sendo organizada. Confira nossos vídeos:

 

Objetivo n. 3: Saúde e Bem-estar

Projeto: Sessões científicas e produção de conteúdo para redes sociais sobre Nutrição e Atividade Física: Profa. Marcela de Sá Barreto da Cunha.

 

Objetivo n. 4 - Educação de Qualidade

Projeto A divulgação científica e a integração comunidade-universidade: contribuições para a alfabetização científica. Coordenação: Profa. Mayara Soares de Melo

 

Objetivo n. 6 - Água potável e saneamento

Projeto: Grupo de Estudos e Extensão em Resiliência Ambiental – GERA: Profa. Maiara Macêdo Silva.

 

Objetivo n. 8 -Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Projeto: Ativação do patrimônio biocultural do cerrado e turismo comunitário em Penedo (São Desidério, Bahia): Prof. Paulo Roberto Baqueiro Brandão

 

Objetivo n. 10 - Redução das desigualdades

Projeto: Sarau nas praças. Coordenação: Caio César Bispo Teodoro

 

Objetivo n. 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Projeto: Conhecendo a Geoecologia do Cerrado Baiano: Prof. Evanildo Santos Cardoso