Como desenvolver o autocontrole
Como já explicamos na postagem Usando suas forças de caráter para ser mais feliz, forças de caráter são características psicológicas que todos possuem e que podem ser verificadas em várias situações.
Você já fez o teste VIA para descobrir em que ordem você mais utiliza suas forças? Se fez (o link está na postagem Conhece-te a ti mesmo), você pode verificar quais são as suas forças de assinatura. Suas forças de assinatura ou pontos fortes são as primeiras cinco forças de caráter (alguns até utilizam as sete primeiras) do seu teste, ou seja, as forças de caráter que você tem mais desenvolvidas.
Trabalhar os pontos fortes que você tem é muito mais efetivo para o seu bem-estar, mas todas as forças são utilizadas em maior ou menor grau e todas as forças importam. Uma força que se correlaciona muito com comportamentos saudáveis e, no entanto, a maioria das pessoas tem como força mais baixa (ou seja, menos desenvolvida) é o autocontrole.
O que é autocontrole
O autocontrole é uma força de caráter da virtude temperança. É uma característica daquele que está no controle dos seus apetites e emoções, é disciplinado. Ou seja, está relacionada a pelo menos metade das metas de ano novo que criamos.
Como desenvolver o autocontrole
O autocontrole é como um músculo, você precisa exercitá-lo todos os dias. Eis alguns exercícios para fortalecer o seu autocontrole:
- Alimente-se e durma bem;
- Inicie uma rotina de exercícios e cumpra-a;
- Estabeleça metas para sua rotina diária e cumpra-as;
- Arrume sua bagunça. A ordem ajuda o autocontrole;
- Identifique e elimine as distrações enquanto se concentra nas suas tarefas;
- Quando estiver chateado, faça um exercício de relaxamento;
- Parabenize-se quando resistir à tentação;
- Preste atenção ao seu relógio biológico, identificando quando você está mais alerta para que possa cumprir suas tarefas mais importantes neste momento;
- Concentre-se em um projeto de cada vez;
10. Priorize;
11. Defina metas claras e realistas, conecte-as a um propósito e faça planos (sejam diários, semanais ou mensais);
12. Faça listas do que fazer e planeje o primeiro passo;
13. Monitore o seu progresso: faça registros.
Falaremos sobre como criar metas eficientes na semana que vem.
Confira também a postagem que fizemos com o material de Silvano Messias, Planejamento e realização de metas de ano novo, na semana passada.
Referências
Canal Helder Kamei, fundador do Instituto Flow de Psicologia Positiva