REGISTRO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

 

Onde cadastrar a ação extensionista?

O registro das ações de Extensão deve ser realizado no SIGAA, (https://sig.ufob.edu.br/sigaa). Consulte nos tutoriais, as orientações sobre preenchimento dos formulários.

Tutorial para cadastro de programa de Extensão

Tutorial para cadastro de projeto de Extensão

Tutorial para cadastro de curso de Extensão

Tutorial para cadastro de evento de Extensão

Tutorial para cadastro de produto de atividade de Extensão

Tutorial para gerenciamento de inscrições em curso/evento

Tutorial para realizar inscrição em curso e evento de Extensão

Tutorial para modificação de atividades e cronograma

Tutorial para cadastro de relatório

 

Fluxo para registro de atividades extensionistas

De acordo com o Regimento Geral da UFOB, a proposta de atividade extensionista deverá ser apreciada pelo(s) Conselho(s) Diretor(es) envolvido(s), para fins de análise e pronunciamento em relação à contrapartida necessária e viabilidade de implementação, observadas as demais exigências estabelecidas nas normas específicas vigentes. Os procedimentos internos para a emissão de parecer sobre a ação extensionista são de responsabilidade do Centro Multidisciplinar, mas dentre os critérios para análise devem ser considerados o Estatuto e o Regimento Geral da UFOB, a Resolução MEC/CNE/CES Nº 7/2018 e a Política Nacional de Extensão Universitária.

Em cada Unidade Acadêmica, o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPE) é responsável por incentivar as ações de extensão; apoiar proponentes na elaboração de propostas; elaborar parecer circunstanciado sobre a viabilidade financeira e/ou de infraestrutura e conveniência das propostas, bem como acompanhar o processo de registro e execução das atividades de extensão na Pró- reitoria.


Etapas para o registro das atividades de Extensão:

  1. O (A) coordenador (a) da atividade preenche a proposta no SIGAA. Para viabilizar a análise e divulgação da ação, a proposta deverá ser submetida com pelo menos trinta dias de antecedência ao seu início. É importante planejar!

  2. A ProEC faz a distribuição da proposta para o (s) Núcleo (s) de Apoio à Pesquisa e Extensão (NAPE) da(s) Unidade (s) Acadêmica (s) envolvidas.

  3. O Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão, informa no SIGAA, o parecer apreciado pelo Conselho Diretor, indicando a data de aprovação/não aprovação da proposta;

  4. A proposta de Extensão aprovada, será devidamente registrada pela ProEC e receberá um código identificador (por exemplo PG01-2020; PJ01-2020; EV01-2020. CR01-2020; PD01-2020);

  5. As inscrições em cursos e eventos devem ser realizadas por meio dos SIGAA. Para que isso ocorra o (a) coordenador (a) da ação deve realizar o gerenciamento das inscrições. Consulte o Tutorial para gerenciamento de inscrições em curso/evento para saber como proceder. A lista de cursos e eventos, bem como o número de vagas disponíveis, ficarão acessíveis aos candidatos no endereço: https://sig.ufob.edu.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao

 

Envio de relatórios

Para fins de certificação de participantes de programas e projetos de Extensão, um relatório parcial poderá ser submetido anualmente no SIGAA.

No caso de ação finalizada, o (a) coordenador (a) deve preencher e submeter o relatório final. Após submissão, o relatório deve ser apreciado pelo Conselho Diretor do Centro e a decisão deverá ser incluída no SIGAA pelo Direção. Em seguida, a ProEC faz a validação e a atividade extensionista passará para o status Concluído.

 

Certificação

A emissão dos certificados pode ser realizada por meio do SIGAA, se os membros da equipe executora foram informados na proposta e se as inscrições foram realizadas pelo SIGAA. Caso contrário, os certificados são emitidos pela ProEC.