Dicas da Psicologia Positiva para a Quarentena

Procurando o que fazer na quarentena para lidar com a ansiedade? Selecionamos um artigo científico com dicas interessantes para você.

Transformamos em dicas o conteúdo do artigo COVID 19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. O artigo foi publicado na revista Estudos de Psicologia (Campinas) por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e traz práticas de baixo custo e fácil implementação para manter a saúde e o bem-estar.

Recomendamos muito a leitura do artigo completo neste link

Segue abaixo as lições que conseguimos retirar do artigo com alguns comentários breves.

1)    Tenha consigo o mesmo cuidado e compaixão que você tem com os outros.

Às vezes somos críticos e especialmente maldosos conosco, de uma forma que jamais seríamos ao falar com alguém de quem gostamos. Tenha o cuidado de agir consigo mesmo como você imagina que uma pessoa especialmente carinhosa agiria com você.

2)    Seja criativo

A criatividade favorece a resolução de problemas em situações de crise. O documentário Como o cérebro cria sugere três passos para ser mais criativo: tente algo novo (ou saia da sua zona de conforto), ultrapasse limites (descubra o que funciona) e não tenha medo de fracassar.

3)    Encare a crise como uma oportunidade para crescer

Otimismo está relacionado ao bem-estar. Então, vamos tentar ser otimistas. O que a quarentena trouxe de bom? A possibilidade de passar mais tempo consigo mesmo permite refletir, buscar novos hobbies e encontrar novas estratégias para se realizar. Além disso temos a oportunidade de passar mais tempo com as pessoas dentro da nossa casa e escutá-las. Para ajudar a ser mais otimista, o artigo sugere que você visualize o futuro, um tempo sem pandemia, o que você espera da sua vida?

4)    Pratique meditação mindfulness (de atenção plena)

A meditação Mindfulness direciona a atenção para o tempo presente sem julgamentos. Estudos sugerem que a meditação reduz sintomas psicopatológicos, como depressão, ansiedade e estresse, contribui para a mudança da percepção do mundo e eventos ao redor e contribui para o bem-estar.

5)    Seja generoso e altruísta

Estudos revelam que agir em prol dos outros nos faz nos sentir ainda melhor do que agir em nosso próprio benefício. Que tal pensar em que atos de bondade você pode fazer essa semana?

6)    Lembre-se: você não está sozinho

Nossas vidas não são iguais, mas não se sinta isolado neste momento. Todos estamos passando pela pandemia, todos estamos em isolamento social, todos estamos com medo. Pensar assim ajuda a não se sentir tão sozinho.

7)    Recorra ao suporte social online

É uma forma importante de manter as relações sociais nesse momento. Não perca o contato com as pessoas que você ama, mesmo que faça falta fazê-lo presencialmente.

8)    Evite exposição excessiva a notícias negativas

Estar atualizado é importante, mas é preciso balanceamento para prevenir estresse e ansiedade. Não fique o dia inteiro consumindo notícias ruins. Por exemplo, consuma também notícias positivas como as que o Jornal de Boas Notícias publica.