Como formular suas metas de ano novo

Existe um método para formular boas metas, você já o conhece? Conheça o método SMART aqui no Especial.

É uma atitude clássica de final de ano pensar nas metas do ano seguinte, mas muitas vezes acabamos não cumprindo as nossas metas possivelmente porque elas não foram formuladas da melhor forma. Para facilitar, existe um método chamado SMART.

O método SMART diz que boas metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes/realistas e temporais. SMART é um acrônimo dessas palavras em inglês e significa inteligente.

Metas específicas: Você deve especificar como realizar a meta. Pense qual o objetivo, quem será responsável por ele, como atingi-lo, quando fazer e por que ele é importante.

Metas mensuráveis: Baseie-se em números. Considere questões como quanto e quando.

Metas atingíveis: A meta deve estar ao seu alcance, não elabore uma meta impossível que vai te desmotivar.

Metas relevantes: Uma meta que não seja relevante também pode desmotivar você, então pense se sua meta fará ou não alguma diferença.

Metas realistas: Você tem recursos para atingir a sua meta? Ela é realista?

Metas temporais: Estabeleça um prazo para cumprir a sua meta.

Por exemplo, não adianta estabelecer que vai perder peso em 2022. Pense em quanto peso você quer perder, como você vai perder peso, não estabeleça uma meta impossível, estabeleça um prazo para perder este peso. Algo como: vou perder dois quilos, fazendo academia e dieta, até 12 de dezembro de 2022. Uma meta assim é mais específica, mensurável, relevante/realista e temporal.

Para cumprir a sua meta, recomendamos dar uma olhada na postagem Use o WOOP para cumprir suas metas.

Boa sorte com suas metas de 2022!