Mensagem do Reitor

publicado 27/03/2021 10h04, última modificação 23/07/2021 10h18

O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios à sociedade brasileira e às suas instituições. Situações desafiadoras modificaram a dinâmica social mundial e exigiram a adoção de medidas singulares para que pudéssemos preservar vidas e efetivar medidas solidárias e coletivas. Tais condições modificaram rotinas, exigiram readequações do que já estava planejado e trouxeram novas demandas que precisaram ser atendidas em curto espaço de tempo.

Contudo, os desafios apresentados pelo cenário imposto pela pandemia da Covid-19 permitiram à Universidade Federal do Oeste da Bahia atestar seu compromisso social e sua capacidade no enfrentamento das adversidades.

Apesar da necessidade de suspensão da maioria das atividades presenciais nos campi da universidade, uma imediata adaptação ao regime de trabalho remoto assegurou a continuidade do funcionamento da universidade e preparação para a oferta do ensino, de maneira emergencial, na modalidade remota, mediada pelo uso de diversas tecnologias.

Do ponto de vista regional, a UFOB protagonizou um papel extremamente relevante no enfrentamento coletivo à pandemia. Por meio de parceria com o Instituto AIBA, Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais, Ministério da Educação e Consórcios Intermunicipais, foi possível ofertar o diagnóstico de covid-19. Além disso, a produção de agentes saneantes, o treinamento de equipes de saúde, a emissão de boletins epidemiológicos, a produção de equipamentos de proteção individual, a diplomação de profissionais da área de saúde, dentre outras ações, atestaram a relevância da rede federal no enfrentamento da pandemia.

Reitor Prof. Dr. Jacques Antônio de Miranda

É importante destacar que todas as frentes propostas para a continuidade das atividades da universidade tiveram como referência a preocupação constante com a preservação da vida e o desejo de promover ações de assistência à comunidade universitária, sobretudo, aqueles em situações de maior vulnerabilidade.

Hoje, ao apresentarmos este breve relato, documentamos algumas realizações da UFOB e detalhamos a aplicação dos recursos públicos que foram destinados para o desenvolvimento de nossas ações ao longo do ano de 2020.

Nossos indicadores acadêmicos reforçam a importância da UFOB enquanto instituição pública de ensino e atestam a qualidade acadêmica e o reconhecimento social alcançados por meio de um esforço coletivo referenciado. Tais indicadores são frutos de uma comunidade em expansão, que já conta com mais de 4000 estudantes e 600 servidores, responsáveis por sustentar ações em 30 cursos de graduação, 1 especialização, 8 mestrados e 1 doutorado.

Esperamos que ao ler este relato, o leitor possa conhecer ainda mais nossa instituição e continuar defendendo este que é um patrimônio do povo brasileiro.

Prof. Dr. Jacques Antonio de Miranda

Mensagem do Reitor

Prof. Dr. Jacques Antônio de Miranda

Navegue pelos capítulos do Relatório de Gestão