PDI 2019-2023

 

O que é PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal instrumento de gestão das instituições, pois integra e norteia o sistema de planejamento institucional, orientando a realização das ações propostas para a Universidade; este documento baliza as diversas ações a serem realizadas e, em especial, torna-se a referência para os processos de reconhecimento dos cursos da Universidade.

O PDI é uma exigência ética e legal para as Instituições Públicas de Ensino Superior, sendo o documento que expressa o conjunto de objetivos estratégicos, expressando diretrizes e metas a serem realizadas no período de 5 anos, buscando realizar a Universidade concebida, anunciada e desejada em seu Projeto Político-Pedagógico em consonância com as metas do Plano Nacional da Educação.

Vale registrar que o art. 3º da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), observa que a avaliação das instituições de educação superior visa identificar o perfil e o significado de atuação da instituição, considerando suas diferentes dimensões institucionais, dentre as quais se destaca, em sua obrigatoriedade, o PDI.

Nesse contexto, os resultados da avaliação são apresentados como o referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, envolvendo o credenciamento, a autorização e o reconhecimento de cursos de graduação, de modo que devem ser utilizados em planejamentos futuros.

Histórico do processo de elaboração do PDI 2019-2023

A UFOB iniciou suas discussões acerca das diretrizes institucionais em 2014, quando começaram as suas atividades acadêmicas. O debate foi centrado na escolha das temáticas e na metodologia que foi seguida para a condução da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. Após essas definições, a temática infraestrutura física, em especial dos campi fora de sede, foi potencializada, com o objetivo de encaminhar o funcionamento das unidades a partir das discussões dos projetos pedagógicos e da viabilidade orçamentária de execução.

As discussões sobre as temáticas institucionais foram ampliadas e aprofundadas no momento em que foi elaborado o PDI. Abaixo, um breve registro do que foi elaborado.

Realização do I Fórum PDI UFOB em 2015

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2015 foi realizado o I Fórum PDI UFOB. Neste evento, as Comissões Temáticas receberam capacitação sobre a metodologia para discussão e elaboração dos planos temáticos propostos e foram realizadas oficinas para cada um dos temas da Etapa I de elaboração do PDI: Infraestrutura, Tecnologia da Informação e Comunicação, Organizacional e Gestão Pedagógica.

Nesse encontro participaram 61 membros da comunidade acadêmica, além dos palestrantes e equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e, nesses 2 dias de trabalho, organizaram-se em grupos temáticos – Infraestrutura: 11 participantes; TIC: 16 participantes; Gestão Pedagógica: 20 participantes; Gestão Organizacional: 24 participantes) para a discussão de metodologia a ser aplicada em cada um dos temas.

Elaboração do Plano Temático de Infraestrutura

Nos anos de 2016 e 2017 foram elaborados diagnósticos de infraestrutura para os campi fora de sede. A necessidade de planejamento da infraestrutura fomentou a realização dos levantamentos de infraestrutura nos campi fora de sede, resultando nos trabalhos que foram utilizados para nortear as ações de infraestrutura.

Tais levantamentos foram importantes para o processo de planejamento e ações coordenadas para a implantação das áreas acadêmicas dos campi com o objetivo de viabilizar a formação dos primeiros estudantes da UFOB.

Atividades PDI

Para cada tema discutido e construído no plano foram utilizadas diferentes formas de abordagem, seguindo uma linha mestra com os seguintes elementos:

Texto Preliminar – elaboração de um texto inicial com informações do histórico de desenvolvimento daquele tema desde a criação da UFOB, registrando a trajetória já percorrida pela instituição, declarando onde estamos, municiando a comunidade para pensar e discutir as perspectivas dos próximos 5 anos;

Disponibilidade da Informação – Este site foi atualizado com os textos produzidos, com a agenda de eventos, consultas à comunidade e com os resultados dos processos de discussão;

Debates com a Comunidade – de acordo com cada tema, foram organizados diferentes tipos de mediação junto à Comunidade Universitária e Comunidade Externa, com o objetivo de ouvir e registrar os olhares e as perspectivas sobre a UFOB; a participação da Comunidade Externa foi estimulada para que a UFOB obtivesse as melhores contribuições.

Atividades realizadas em 2018

Em 2016 a UFOB concluiu a elaboração do seu Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), documento essencial no qual a Universidade afirma seus objetivos e compromissos com a região, seus princípios, sua organização didático-pedagógica e suas políticas e diretrizes institucionais. O PPI integra e baliza a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sendo que o primeiro é o documento que anuncia a identidade da instituição e tem caráter mais duradouro do que o segundo, que anuncia a situação atual e os objetivos e estratégias que serão implementados para, nos próximos anos, aproximar a Universidade de hoje daquela anunciada do PPI.

A UFOB está em processo de implantação de cursos e de infraestrutura, bem como de consolidação de cursos preexistentes. Essas são tarefas além de serem importantes e urgentes, demandam um grande esforço institucional para realizá-las concomitante com a elaboração do PDI, esforço este que só se torna possível através da compreensão da comunidade acadêmica sobre a imperiosidade e a relevância de pensar o futuro da nossa Universidade.

Na UFOB as reflexões sobre a identidade e propósitos institucionais foram iniciadas em 2014, quando começaram as atividades acadêmicas. O debate foi centrado na escolha das temáticas e da metodologia a ser seguida para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. Após essas definições, o tema infraestrutura física, em especial dos campi fora de sede, foi potencializada, com o objetivo de encaminhar o funcionamento das unidades a partir das discussões dos projetos pedagógicos e da viabilidade orçamentária de execução.

Neste momento, de elaboração do PDI, as discussões sobre as temáticas institucionais vêm sendo ampliadas e aprofundadas. Para o tema Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foram realizadas atividades de planejamento a partir de levantamento das perspectivas de médio prazo, vinculando o desenvolvimento acadêmico com a prestação dos serviços para viabilizar a gestão multicampi com excelência. Associado a elaboração do PDI, a instituição iniciou, junto ao Comitê Gestor de TIC, a elaboração do Plano Diretor de TIC, biênio 2019-2020.

Os temas desenvolvimento de pessoas e gestão organizacional vem sendo desenhados de forma conectada com as perspectivas do desenvolvimento institucional, colocando os servidores técnicos e docentes como os promotores desse desenvolvimento, a partir da valorização de suas competências e habilidades e seu aprimoramento constante, bem como com a busca da qualidade de vida no trabalho. Em celebração do dia do servidor público, foram realizadas atividades do PDI com o objetivo de levantar as diretrizes, programas e projetos associados ao desenvolvimento as pessoas, e também foi iniciada a elaboração do Plano de Capacitação e Qualificação dos servidores da carreira técnica-administrativa em educação.

As temáticas acadêmicas, quais sejam: ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão, educação a distância e internacionalização; e de avaliação institucional vem sendo discutida nos Centros, a partir do uso de ferramentas para facilitação de discussões coletivas. O objetivo desse trabalho é extrair os conteúdos e realizar as pactuações necessárias para a elaboração do PDI, bem como definir as metodologias para a execução do plano nos anos vindouros. A  elaboração do PDI junto aos centros vem seguindo a seguinte metodologia apresentada ao Conselho Universitário em 13 de setembro último: primeiramente é realizada uma palestra para toda Comunidade Universitária com o objetivo de  apresentar a importância do PDI e suas implicações no processo de gestão universitária e, também, de levantar as  perspectivas futuras acerca da UFOB e do Centro em questão; a segunda atividade busca elencar quais das diretrizes declaradas no PPI serão alvo do desenvolvimento institucional para os próximos 5 anos, período de abrangência do PDI; após esse levantamento são mapeadas as iniciativas necessárias para atingir essas diretrizes. Na sequência e seguindo o princípio da construção participativa do Plano, será realizada a coletivização e a integração das iniciativas, para posterior finalização do texto do PDI.  

Neste momento, estamos realizando reuniões como as comunidades dos Centros. O Centro Multidisciplinar de Barra foi o pioneiro nessa discussão, tendo realizado as reuniões no mês de novembro, onde foram discutidas suas especificidades e as concepções estratégicas de implantação do campus definitivo na cidade de Barra/BA e sua consolidação. Na semana de 3 a 5 de dezembro foram realizadas as atividades do PDI no Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa e no Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória, onde foi possível construir, em diferentes graus de aprofundamento e considerando suas especificidades, as perspectivas futuras para os próximos 5 anos.

Também já foram realizadas as primeiras reuniões no Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães e no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, aguardando agenda para discussão nos Centros das Humanidades e das Ciências Biológicas e da Saúde.  

Em paralelo às atividades presenciais do PDI, foi realizada uma pesquisa virtual buscando coletar junto à Comunidade Universitária possíveis novas temáticas a serem discutidas e incorporadas de maneira específica no PDI. Este ambiente virtual tem servido também para que as informações do PDI estejam disponíveis à Comunidade. Dentre os temas sugeridos pelos participantes destacam-se a Gestão Ambiental e Sustentável, Meio Ambiente e a Gestão de Multicampia – que leva em consideração todos os campi e uma reflexão ampla em torno de um atendimento igualitário a toda a universidade. Para uma universidade em implantação discutir projeto futuro, ou seja, construir seu Plano de Desenvolvimento Institucional, é uma árdua e necessária tarefa, uma vez que o cotidiano da implantação é muito mais exigente e intenso, o que dificulta olhar para o futuro, justificando assim, os tempos dilatados para a elaboração do PDI.

E neste cenário de cinco anos de funcionamento torna-se mais claro à Comunidade Universitária a necessidade de discutir seu planejamento, bem como seus processos avaliativos institucionais.

Assim, estamos vivendo um momento intenso, onde a Comunidade Universitária está desafiada a cuidar do presente, ampliando e consolidando a Universidade e, desafiada a cuidar do futuro, anunciando os caminhos que levarão a UFOB a cumprir com seus compromissos sociais

         

Atividades no Centro Multidisciplinar de Barra

Atividades no Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa

Atividades Centro Multidisciplinar Santa Maria da Vitória

Atividades Centro Multidisciplinar Luís Eduardo Magalhães

Oficina PDI com a categoria TAE

Oficina Desenvolvimento de Pessoas

Oficina PROTIC

Contribuição Temática

Documentos para Consulta

Glossário