Estação de Tratamento de Esgoto – ETE

Desde 2017 a UFOB vem trabalhando para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE no Campus Reitor Edgard Santos. A proposta da utilização de uma ETE Compacta surgiu de uma parceria entre a Universidade e o Governo do Estado que disponibilizou a Estação de Tratamento através da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia – CERB. Em contrapartida, a UFOB arcou com a construção da obra que serve de base e apoio para recebimento da estação, bem como as redes coletoras para entroncamento dos esgotos dos pavilhões até a ETE e a contratação da Empresa especializada para seu correto gerenciamento. Em 2018 a UFOB concluiu as obras de implantação de redes coletoras de esgotos sanitários do Campus e em 2022 concluiu a instalação da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto ETE.

O modelo instalado na UFOB é uma unidade projetada para tratar efluentes domésticos ou industriais em espaços reduzidos. Ela realiza processos de tratamento removendo poluentes físicos, químicos e biológicos do esgoto, com reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), decantador, tanque de desinfecção e lagoa de efluente tratado, além de seis leitos de secagem, configurando um sistema moderno e eficiente de tratamento de esgoto. Essas estações são ideais para pequenas comunidades, indústrias, condomínios e locais remotos devido à sua eficiência, fácil instalação e manutenção simplificada. Além disso, oferecem uma solução ambientalmente correta, ajudando a preservar recursos hídricos e melhorar a qualidade de vida da população.

No ano de 2023, foi concluído o processo de contratação de empresa especializada no gerenciamento e operação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, do Campus Reitor Edgar Santos em Barreiras. A partir de então, foram realizados os testes para averiguar o correto funcionamento das instalações, bombas, estanqueidade dos tubos, conexões e portinholas, entre outros aspectos.

Mensalmente são realizados ensaios laboratoriais para averiguação minuciosa do efluente tratado quanto ao atendimento dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais, tais como: DBO5, DQO, Clorofórmio, Coliformes Termotolerantes, Nitrogênio Amoniacal Total e Fósforo Total.

A ETE tem recebido visitas dos estudantes da UFOB, guiados pelo corpo técnico de engenharia e docentes de áreas afins, inspirando pesquisas e estudos. Também tem despertado o interesse de municípios vizinhos que agendam visitas para conhecer todo o processo de tratamento.

Visita técnica dos alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental à ETE.

Página em Construção