Por que assistir e o que podemos refletir em Soul? (Contém spoilers, mas eles estão marcados)

Procurando o que fazer na quarentena? Em dezembro de 2020 foi lançado o filme Soul. Veja porque você deve assistir e o que você pode refletir nesse filme maravilhoso e confira as críticas do filme que selecionamos para você.

Soul é um filme da Pixar de 2020, dirigido por Pete Docter, co-dirigido por Kemp Powers e produzido por Dana Murray. Pete Docter é uma das grandes figuras da Pixar, conhecido por Divertidamente, Up e outros. Lembra de Divertidamente? Nos mostrou que todas as emoções são importantes, inclusive a tristeza. Se ainda não assistiu, recomendo! Kemp Powers é conhecido também por Uma noite em Miami e Dana Murray conhecida pelo curta Lou.

Pode-se dizer que Soul é um filme para a família. Não é apenas para crianças, nem sobre religião ou música. É sobre saber viver, sobre o sentido da vida. A quarentena tem sido um tempo de introspecção para muita gente, e este filme faz você refletir. Além de ter boas mensagens, trata também de questões existenciais.

A sinopse da Disney+ elenca: “... de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que é que faz de você... VOCÊ? ”. Outras reflexões podem surgir ao longo da trama, como: Já pensou se você está apenas passando o tempo esperando por algo ou está vivendo? O que é aproveitar a vida? Do que você precisa para ser feliz? Qual é o sentido da vida? A Disney Pixar nos apresenta possibilidades bem interessantes de respostas para essas questões.

Vejamos algumas!

 

*Área com spoilers – pule os 3 parágrafos seguintes se não quiser ler*

 

Joe Gardner (dublado por Jamie Foxx) é um músico frustrado. Ele sonha em tocar jazz numa banda e fazer grandes shows e não se conforma em ser professor de música. Quando surge a oportunidade de participar de um show com uma artista que ele admira muito na melhor casa de jazz de Nova York, ele inesperadamente (nem tanto) morre. Tentando escapar disso, sua alma vai parar no lugar onde as almas se formam antes de ir para a Terra, o Pré-vida.

Passando-se por mentor dessas almas na Escola da Vida para tentar dar um jeito de voltar, ele conhece 22 (dublada por Tina Fey), uma alma que já foi orientada por grandes nomes como Madre Teresa, Carl Jung, Gandhi e Abraham Lincoln. 22 nunca conseguiu encontrar um motivo para viver e não tem interesse nenhum em ir para a Terra. Ela concorda em ajudá-lo a voltar e lhe apresenta um lugar entre o físico e o espiritual onde pessoas vivas entram por meio de meditação ou outras coisas.

Ao tentar voltar para seu corpo, que está desacordado em um hospital, um acidente acontece: Joe volta no corpo de um gato, e, 22, muito contrariada, vai parar no corpo dele. Enquanto eles tentam resolver a situação, 22 tem a oportunidade de experimentar o que é viver e encontra seu sentido. Joe, ao final, aprende que sua vocação não era o sentido da sua vida.

 

 *Acabaram os spoilers*

 

 Já contamos demais, não vamos contar mais que isso (tudo), mas podemos discutir algumas questões. Uma delas é que Joe, como muitos de nós, passou sua vida esperando por aquele momento transformador que faria todos os seus problemas desaparecerem e não aproveitou a vida. Mas o que vem depois que você encontra esse momento?

Joe vive esperando pelo futuro, enquanto 22 vive presa no passado. Ambos estão presos a suas rotinas e crescem ao longo do filme (como em todo filme). Ele estava claramente insatisfeito com sua vida, enquanto ela estava aparentemente satisfeita (deixamos a satisfação da 22 para vocês interpretarem).

Não faça nenhum dos dois, vivencie o seu presente. É claro que a vida é desafiadora, ela tem altos e baixos para qualquer um, mas vamos usar a música para responder a isso: ela “é bonita” (segundo Gonzaguinha) e “é preciso saber viver” (segundo Titãs).

Joe iguala sua carreira dos sonhos ao sentido da sua vida. Lembre-se que você não é apenas um profissional, cuide das outras áreas da sua vida. Não deixe de perseguir seus sonhos, mas não deixe de viver a jornada. Sua vida não é feita de uma oportunidade só ou de uma única meta. Como dizem, aproveite as pequenas coisas da vida, as pessoas, os lugares... você pode aproveitar os prazeres da vida enquanto luta pelos seus objetivos também.

Veja que nem sempre as coisas vão ser como você esperava, mas tenha a mente aberta e tente ver a vida com olhos mais gentis.

O filme também alerta sobre o perigo das obsessões. Qualquer coisa em excesso é tóxica, inclusive a positividade (vide Divertidamente). Tudo precisa de um equilíbrio na sua vida para funcionar. Como as várias facetas da sua vida: vida pessoal, trabalho, diversão, saúde... não desenvolva toda a sua vida com base numa coisa só. Tente coisas novas, tenha hobbies... faça o que ama, mas você não precisa amar uma coisa só.

Preste atenção na cena do barbeiro, na história do peixe e nos reais sentimentos da 22. E, claro, aprenda a olhar por onde anda. Joe deve ter aprendido essa lição, esperamos.

Além do mais, este maravilhoso filme em 3D, com alguns elementos muito bem usados em 2D, foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Longa Animado, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. E, de fato, é incrivelmente detalhista, a trilha sonora (assinada por Jon Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross) é magnífica, é uma boa comédia para se assistir e emocionante e profundo na medida certa. Dura 1h40min, teve um orçamento de US$150 milhões segundo o senhor Google e tem inúmeras análises na internet para você se aprofundar. Aqui estão alguns links.

 

Por Rafaela Andrade - Psicóloga

 

Quer mandar sua própria crítica do filme? Você pode entrar em contato através do e-mail quarentena@ufob.edu.br.

 

Trailer 

 

Algumas críticas vão conter spoilers:

 

Leia a crítica do site Omelete 

49 detalhes que você perdeu em Soul (Pixar/ Disney) – Sessão Nerd (Bastante spoilers)

Soul (2020) -Crítica – Meus 2 Centavos (Tenta não dar spoiler)

Soul é sobre NÃO ter propósito? – Elegante (Contém spoilers)

SOUL – Teoria do estado de FLUXO e o SENTIDO DA VIDA – com SPOILERS – Minutos de Sanidade (O título já diz)

Como Soul analisa vida, morte e internet – Thiago Romariz (Poucos spoilers)

Você não tem propósito na vida! – Soul Pixar – Culturas Insanas (Contém poucos spoilers)

Soul e o sentido da vida | Nerdologia – Nerdologia (Contém alguns spoilers)

Soul – Crítica da animação da Pixar – Dalenogare Críticas (Não entrega nada)

Soul: A jornada do Joe Gardner e o Sentido da vida! – Sugar Rush! (Cheio de spoilers)

O filme da Disney que muda tudo! – Cronosfera Cinema (Contém spoilers também)