É possível aprender no ensino remoto? - por Gracy e Ari

Procurando o que fazer na quarentena? Se está estudando no ensino remoto, você vai gostar das ótimas dicas de Gracy e Ari, lotados na CAEST. Confira e comece a pôr em prática agora mesmo!

Sim, é possível. Mas, para isso é preciso encarar os desafios dessa nova realidade e vislumbrar novos caminhos de estudo e aprendizagem. Para tanto, O Serviço de Apoio Pedagógico apresenta algumas dicas de como potencializar sua vida acadêmica no contexto das aulas remotas. Confira:

  

● Planeje a rotina

 

Estudar em casa exige maior foco, organização e disciplina. Por isso, o primeiro passo para encarar a dinâmica das aulas remotas é criar uma rotina de estudos, estabelecendo horários para cada atividade, inclusive os horários de alimentação, de descanso, da prática de exercícios físicos e da realização das atividades domésticas. Portanto, seja realista!

 

● Organize um local para estudo

 

Essa é uma dica ainda mais importante nesse momento. Estudar no sofá da sala, na cama, na mesa da cozinha, pode levar seu cérebro a interpretar aquele momento apenas como um passatempo. Eleger um lugar em casa adequado para os estudos é fundamental não só para evitar interrupções, mas, especialmente para simular a dinâmica das aulas presenciais.

 

● Reserve momentos para relaxar

 

É preciso reservar um tempo para descansar! Mas, é descansar de verdade, evitando por exemplo, ficar conectado nas redes sociais. A exposição ao ambiente on-line por longos períodos pode interferir negativamente na aprendizagem e na capacidade de lidar com os problemas e emoções. Lembre-se que as aulas remotas já exigem muito tempo de conexão na internet. ● Pratique uma atividade física A aprendizagem também requer um estilo de vida saudável. A prática de atividades físicas melhora o sono, a qualidade das conexões neurais, potencializa novas habilidades e diminui o nível de estresse e ansiedade.

 

● Seja otimista

  

Steven Parton, cientista da computação e filósofo, em seus estudos, identificou que o hábito de reclamar afeta o cérebro e o corpo, levando-nos a um estado de espírito cada vez mais negativo. Portanto, seja otimista e encare os novos desafios como oportunidades de enriquecer suas experiências e aprendizagens.

 

E, por fim...

  

Estudar em casa exige autonomia e iniciativa. Muitas vezes não é fácil evitar a procrastinação e em outras pode ser necessário apoio para desenvolver o hábito do estudo e estratégias para elaborar a aprendizagem. Nessas situações e em outras que possam afetar seu aprendizado, conte conosco, o Serviço de Apoio Pedagógico da UFOB!

Se precisar falar com a gente ou agendar um horário para atendimento individual, basta mandar um E-mail para apedagogico.sacres@ufob.edu.br

  

Bons estudos!