Saiba seu cronotipo para se organizar melhor

Você sabe em qual horário do dia você está mais disposto? Isso é definido pelo seu cronotipo. Descubra o seu e organize-se de forma mais produtiva.

Você sabe em qual horário do dia você está mais disposto para exercer suas atividades cotidianas? Conhecer isso é importante para saber adequar seu horário de estudo, trabalho e descanso de forma mais conveniente ao seu ritmo pessoal.

Lembre-se que a aprendizagem depende de múltiplos fatores: percepção, memória, controle e transformação da informação. O nível de atenção pode cair em pessoas que estão física ou mentalmente cansadas ou que perderam noites de sono.

Essa predisposição natural se chama cronotipo. O cronotipo se classifica em três categorias:

• Matutino: o indivíduo de cronotipo matutino é aquele que precisa ir dormir cedo e é mais ativo logo nas primeiras horas do dia;
  • Vespertino; o indivíduo de cronotipo vespertino tem o seu pico de energia à noite, mas em compensação precisa descansar até cerca de 11h da manhã;
  • Intermediário: o indivíduo de cronotipo intermediário costuma dormir entre meia-noite e 8h da manhã.

Para render melhor em seus estudos e trabalho, organize suas tarefas do dia de acordo com o seu cronotipo. O Instituto do Sono tem um teste de cronotipo neste link

Descubra seu cronotipo e organize-se de forma a ter uma rotina mais produtiva.

Referências

Identificação do cronotipo e nível de atenção de estudantes do ensino médio, da Revista Brasileira de Biociências

O que é cronotipo – e por que você precisa saber qual é o seu, da BBC