Práticas de autocuidado para a quarentena

Veja aqui algumas ações que você pode fazer diariamente em prol do seu bem-estar.

Você pratica o autocuidado? O autocuidado vai além dos cuidados estéticos e de manter a higiene, que também é muito importante. Todas aquelas ações diárias que você pode fazer em prol do seu bem-estar são ações de autocuidado.

Elas lhe proporcionam uma melhor qualidade de vida, reduzem o adoecimento físico e são uma forma de você se fortalecer, inclusive para poder ajudar outras pessoas.

Existem aquelas mais óbvias, como dormir adequadamente, praticar atividade física e se alimentar bem (as ações de autocuidado físico), mas também existem muitas outras.

Manejar o estresse e praticar o auto perdão e autocompaixão são formas de autocuidado emocional. Por exemplo, você conversa consigo mesmo como um amigo? Que tal tentar manejar suas emoções ao conversar positivamente consigo mesmo?

Sabe aquele monólogo interno que você tem consigo mesmo e que nem sempre é muito positivo? Comece tentando mudar isso. Seja gentil consigo mesmo, como você seria ao animar um bom amigo.

Além disso, no momento estamos sofrendo uma infoxicação. Uma mistura de informação com intoxicação. Aplique um filtro nas informações que você consome e tome cuidado com as fake news.

Pedir ajuda, ser ouvido e ter relações saudáveis são exemplos de autocuidado social. Cerque-se de pessoas positivas, tenha conversas que podem ser triviais, mas vão ser significativas ao manter seus laços sociais.

Não hesite em procurar ajuda quando precisar. O Serviço de Psicologia da UFOB está disponível, verifique o e-mail do seu campus.

Para praticar o autocuidado intelectual, use a criatividade, leia, escreva, mantenha a mente ativa. Aqui no Especial apresentamos muitas opções de coisas novas para você aprender, por exemplo.

E existe também o autocuidado espiritual. Se você tiver uma religião, a oração é um bom exemplo, mas também meditação, yoga, manter uma conexão com a natureza e manter um diário de gratidão, escrevendo todos os dias as coisas pelas quais você é grato.

Cuidar de si mesmo não é egoísmo e é essencial para sua saúde física, mental e emocional.