Organize seu tempo com o método GTD

O método Getting Things Done (GTD), criado por David Allen, é um método de gestão de tempo que pode ser usado tanto para o estudo quanto para o trabalho.

O método Getting Things Done, mais conhecido como método GTD, foi criado por David Allen para ajudar as pessoas a gerir o seu tempo, prometendo mais produtividade.

Ele se divide em 5 etapas: capturar, processar, organizar, revisar e fazer. Confira a seguir um resumo de como proceder.

Capturar

Registre tudo que estiver chamando sua atenção neste momento. Prepare uma caixa de entrada, seja física ou virtual, e coloque tudo o que demanda uma ação.

Processar

Agora você precisa esclarecer o que precisa ser feito a respeito de cada coisa. Esvazie a sua caixa de entrada colocando as coisas em listas. Verifique o que é lixo, o que não demanda ação nenhuma.

O que demanda ações você vai designar em quatro opções. Primeiramente existem as coisas que você pode resolver em menos de 2 minutos. Neste caso, faça imediatamente. Para as demandas que duram mais de 2 minutos, verifique se é mais adequado que outra pessoa a faça. Se sim, delegue. Se não, guarde para organizar posteriormente. Existe ainda a quarta opção: aquilo que demanda mais de uma ação, que são os projetos. Crie lembretes para as ações que precisam ser realizadas nesses projetos.

Organizar

Agrupe as coisas que devem ser organizadas ou realizadas nos diferentes contextos (pessoal, profissional, financeiro...). Coloque na agenda tudo aquilo que tem prazo ou horário e faça listas para o que não tem.

Revisar

As listas e a agenda devem ser checadas periodicamente para verificar o andamento das coisas.

Fazer

Faça o que está marcado na agenda e nas listas, suas demandas diárias e invista tempo na sua organização.

Algumas ferramentas que você pode utilizar, além de agenda, planner e listas escritas, são o trello, evernote e outros semelhantes.

Agora verifique o que pode ser aplicado à sua rotina para melhorá-la e se tornar mais produtivo.

 

Referências:

O uso de ferramentas de produtividade na educação: aprendendo o dobro na metade do tempo 

O método Getting Things Done (GTD) e as ferramentas de gerenciamento de tempo e produtividade