Como ser mais produtivo

Selecionamos alguns ensinamentos do livro Trabalho Organizado, de Thais Godinho, que podem ser aplicados tanto no trabalho quanto nos estudos.

Já conhece o blog Vida Organizada, escrito por Thais Godinho? É uma das pérolas que encontramos nessa quarentena.

A autora do blog escreveu 3 livros até o momento: Vida organizada, Casa Organizada e Trabalho organizado. Com base nesse último livro, selecionamos alguns ensinamentos da autora que vão ajudar tanto no trabalho como no estudo. Pronto?

Produtividade, segundo ela, é aproveitar o tempo da melhor forma possível. E isso é bom para os estudos, para o trabalho e para a vida de forma geral, não é mesmo?

Uma dica muito boa da Thais é: dedique tempo às coisas certas. Ela não se propõe a fazer sua rotina para você, afinal sua rotina deve ser criada com base nas suas necessidades e prioridades. Portanto, você deve descobrir o que são as coisas certas para você se dedicar. E, como ela diz, busque o equilíbrio, não se sobrecarregue.

Planejamento

Ela também fala muito da importância de se planejar, tanto por situação (uma viagem, a volta às aulas...) quanto por frequência. Você deve fazer o planejamento semanal, mensal, anual... não se planeje apenas diariamente para não deixar nada para cima da hora.

Assim, por volta do dia 15 de cada mês faça o seu planejamento mensal, verificando o mês em andamento, como estão as coisas, e planejando já o próximo.

O planejamento semanal deve ser feito entre a sexta e a segunda, verificando os compromissos da semana, planejando os trajetos que você vai usar para eles, garantindo tempo para coisas essenciais e hobbies e já vendo o que é necessário providenciar.

O planejamento diário deve ser a primeira coisa que você deve fazer ao iniciar um dia de trabalho ou estudo. Deixe sempre um tempo para as demandas do dia a dia e para os imprevistos.

Faça também um planejamento anual e semestral. Aproximadamente em julho, avalie o que você fez no ano, se ainda quer tudo o que você se propôs a fazer neste ano e analise os ajustes que são necessários.

Objetivos

Ela ressalta que é importante ter objetivos. Os de curto prazo são suas vontades daqui até 2 anos. De 3 a 10 anos são os objetivos de médio prazo, que são o seu estilo de vida. Os objetivos de vida como um todo são os de longo prazo, expressam os seus valores.

Os objetivos de curto prazo ajudam na construção dos outros dois. Pense: o que você gostaria que acontecesse até o fim do ano que vem? Trabalhe em cima desses objetivos e transforme-os em projetos, destrinchando-os em pequenas ações.

Rotina

Tendo o seu planejamento e objetivos, você pode organizar sua rotina. Ela dá algumas possibilidades, como usar cada período do dia (manhã, tarde e noite) para uma atividade específica ou distribuir nos dias da semana um foco específico.

O ideal é agrupar as tarefas similares e organizá-las em pequenos blocos de tempo para lidar com elas. Para lidar com suas tarefas e projetos, você pode usar o método GTD ou a técnica Pomodoro.

Uma última dica interessante: ela recomenda um código de cores para as atividades na sua agenda. Pode ser por área da sua vida (pessoal, profissional, estudos...), por exemplo.

Claro que o livro tem muito mais do que isso, mas é impossível trazer tudo aqui. Recomendamos muito essa leitura.

E você, já faz os seus planejamentos? Tem uma rotina? E objetivos?

 

Referência:

Livro Trabalho Organizado, de Thais Godinho