5 ideias de como aliviar o estresse e ansiedade

Selecionamos 5 dicas do que fazer para aliviar o estresse e ansiedade na quarentena.

Estresse e ansiedade são muitas vezes confundidos. Ansiedade é a antecipação de um perigo potencial real ou não, enquanto o estresse é a resposta a uma situação potencialmente perigosa.

Ambos são adaptativos quando vivenciados na medida certa e impulsionam o indivíduo a agir, mas se tornam um problema quando se tornam uma experiência contínua e excessiva. Neste caso, causam dificuldade de concentração, preocupação excessiva e outros sintomas físicos e mentais.

Confira 5 ideias do que fazer para aliviar o estresse e ansiedade agora mesmo.

1. Meditação

Existem vários tipos de meditação e todas fazem bem. Selecionamos três vídeos de orientação para você testar:

Meditação guiada – 10 minutos! Equilíbrio interno, foco, harmonia, paz. Mindfulness! – Yoga para você

Como meditar? | Monja Coen explica o ZAZEN | Meditação Zen Budista – Monja Coen

Para começar a meditar – O Lugar

2. Respiração diafragmática

Experimente a respiração diafragmática para relaxar e oxigenar o corpo. Escolhemos dois vídeos de orientação para você:

Respiração diafragmática – Hospital de clínicas de Porto Alegre

Respiração diafragmática – Você respira da forma certa? – NAMU

3. Relaxamento muscular progressivo

Essa técnica ajuda com dores musculares e ansiedade. Confira os vídeos de orientação:

Relaxamento muscular pela técnica de Jacobson – Escola de saúde mental

Mindfulness no Relaxamento Muscular Progressivo – Dra. Daniela Sopezki

4. Treino autógeno de Schultz

Experimente também essa técnica alemã de autossugestão, com dois vídeos de orientação:

Ep. 14 da Série de Relaxamento e Mindfulness: Treino Autógeno de Schultz – intermédio – Joana Dias

Treinamento autógeno de Schultz – Mestre Medeiros

5. Busque apoio

As relações sociais podem ser um fator protetor para você. Busque o apoio de uma pessoa querida para se sentir acolhido e, se possível, busque apoio profissional. A UFOB tem disponível o Serviço de Psicologia e postamos na página inicial o link de um site de escuta para o período da quarentena.