Bacharelado em História

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Noturno

Início de Funcionamento: 08/09/2014

Carga horária: 2.455 horas

Periodicidade: 9 semestres

Integralização mínima: 4,5 anos

Integralização máxima: 7 anos

Vagas Autorizadas: 20

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História (Parecer n.º CNE/CES 492/2001) apresentam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos graduandos em História, independente da habilitação. Tais competências e habilidades estão relacionadas com a pesquisa, o domínio de diferentes referenciais metodológicos e a problematização das múltiplas referências sociais, culturais e históricas. Segue o que aponta o citado parecer:

  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;

  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

  • Competência na utilização da informática.” (Parecer n.º CNE/CES 492/2001)

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O bacharel em História deverá atuar na intervenção do patrimônio histórico e cultural no sentido de problematizar e colaborar com a preservação dos mesmos. As atividades de pesquisa do historiador também estão relacionadas com a organização de acervos históricos tanto de âmbito público como privado podendo o mesmo atuar em centros de documentação e memória, bibliotecas, arquivos, memoriais e centros de pesquisas. Desta forma, deve estar capacitado para:

  • Atuar em diferentes instâncias relacionadas à pesquisa, preservação e organização do acervo histórico, e pesquisa nos mesmos, tais como centros de documentação, memória e pesquisa, arquivos públicos e privados, museus, memoriais, bibliotecas entre outros;

  • Intervir de modo crítico, reflexivo e responsável para a preservação do patrimônio histórico e cultural tanto material quanto imaterial;

  • Dialogar com as diversas formas de produção do conhecimento de modo que sua atuação zele pela crítica, reflexão, ética e pelo diálogo interdisciplinar;

  • Problematizar as experiências diversas dos sujeitos históricos e sociais considerando suas peculiaridades históricas, sociais, econômicas e culturais;

  • Dominar diversas ferramentas teóricas que contribuam para a crítica e reflexão histórica de modo a proporcionar não só a preservação histórica e cultural do patrimônio histórico, como a proporcionar o acesso ao conhecimento por parte dos diversos sujeitos sociais;

  • Desenvolver políticas e projetos de gestão e intervenção do Patrimônio Histórico e cultural, seja ele material ou imaterial;

  • Produzir pesquisas e trabalhos acadêmicos de natureza diversa que contribuam socialmente e que permita inovar o olhar historiográfico sobre diversos objetos constantemente;

  • Agir de forma ética em pesquisas de interesse público ou privado;

  • Atuar em pesquisas historiográficas, genealógicas, jurídicas e de outros campos do saber, bem como na área do patrimônio histórico e cultural;

  • Desenvolver projetos para organização de acervos de caráter histórico em bibliotecas, memoriais, arquivos, centros de documentação, pesquisa e memória; 

  • Atuar em órgãos de fomento a cultura e preservação histórica e patrimonial;

  • Desenvolver consultorias e assessorias a entidades públicas e privadas em setores diversos.