HISTÓRIA

Bacharelado

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Noturno

Início de Funcionamento: 08/09/2014

Carga horária: 2.455 horas

Periodicidade: 9 semestres

Integralização mínima: 4,5 anos

Integralização máxima: 7 anos

Vagas Autorizadas: 20

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História (Parecer n.º CNE/CES 492/2001) apresentam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos graduandos em História, independente da habilitação. Tais competências e habilidades estão relacionadas com a pesquisa, o domínio de diferentes referenciais metodológicos e a problematização das múltiplas referências sociais, culturais e históricas. Segue o que aponta o citado parecer:

  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;

  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

  • Competência na utilização da informática.” (Parecer n.º CNE/CES 492/2001)

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O bacharel em História deverá atuar na intervenção do patrimônio histórico e cultural no sentido de problematizar e colaborar com a preservação dos mesmos. As atividades de pesquisa do historiador também estão relacionadas com a organização de acervos históricos tanto de âmbito público como privado podendo o mesmo atuar em centros de documentação e memória, bibliotecas, arquivos, memoriais e centros de pesquisas. Desta forma, deve estar capacitado para:

  • Atuar em diferentes instâncias relacionadas à pesquisa, preservação e organização do acervo histórico, e pesquisa nos mesmos, tais como centros de documentação, memória e pesquisa, arquivos públicos e privados, museus, memoriais, bibliotecas entre outros;

  • Intervir de modo crítico, reflexivo e responsável para a preservação do patrimônio histórico e cultural tanto material quanto imaterial;

  • Dialogar com as diversas formas de produção do conhecimento de modo que sua atuação zele pela crítica, reflexão, ética e pelo diálogo interdisciplinar;

  • Problematizar as experiências diversas dos sujeitos históricos e sociais considerando suas peculiaridades históricas, sociais, econômicas e culturais;

  • Dominar diversas ferramentas teóricas que contribuam para a crítica e reflexão histórica de modo a proporcionar não só a preservação histórica e cultural do patrimônio histórico, como a proporcionar o acesso ao conhecimento por parte dos diversos sujeitos sociais;

  • Desenvolver políticas e projetos de gestão e intervenção do Patrimônio Histórico e cultural, seja ele material ou imaterial;

  • Produzir pesquisas e trabalhos acadêmicos de natureza diversa que contribuam socialmente e que permita inovar o olhar historiográfico sobre diversos objetos constantemente;

  • Agir de forma ética em pesquisas de interesse público ou privado;

  • Atuar em pesquisas historiográficas, genealógicas, jurídicas e de outros campos do saber, bem como na área do patrimônio histórico e cultural;

  • Desenvolver projetos para organização de acervos de caráter histórico em bibliotecas, memoriais, arquivos, centros de documentação, pesquisa e memória; 

  • Atuar em órgãos de fomento a cultura e preservação histórica e patrimonial;

  • Desenvolver consultorias e assessorias a entidades públicas e privadas em setores diversos.

 

Licenciatura

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Noturno

Início de Funcionamento: 01/03/2010

Carga horária: 3.245 horas

Periodicidade: 9 semestres

Integralização mínima: 4,5 anos

Integralização máxima: 7 anos

Vagas Autorizadas: 45

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

A formação do licenciado e do bacharel em História possui elementos em comum como a pesquisa. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História (Parecer n.º CNE/CES 492/2001) apresentam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos graduandos em História, independente da habilitação. Tais competências e habilidades estão relacionadas com a pesquisa, o domínio de diferentes referenciais metodológicos e a problematização das múltiplas referências sociais, culturais e históricas. Segue o que aponta o citado parecer:

  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;

  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;

  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.

  • Competência na utilização da informática.” (Parecer n.º CNE/CES 492/2001)

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As formas de atuação profissional do licenciado em História podem variar desde a atuação em espaços formais de ensino, bem como em espaços não-escolares como museus, ONGs, Arquivos, agências de turismo e outros que necessitem de atividades educativas. A atuação em pesquisas historiográficas e educativas também faz parte do conjunto de possibilidades de atuação profissional. A habilitação da licenciatura possibilita não só a atuação docente na educação básica, nas etapas do ensino fundamental e médio, como também na gestão escolar e coordenação pedagógica seja na rede privada ou pública.

Desta forma, o Licenciado em História deve estar capacitado para:

  • Compreender os processos sócio-históricos concernentes às sociedades humanas do passado e do presente;

  • Exercitar o trabalho com as várias dimensões da História - exercício do magistério em todas as etapas e níveis da Educação Básica, preservação e divulgação de patrimônio, assessoria às entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos e pedagógicos;

  • Desenvolver o espírito e análise crítica a respeito da História, sua construção e disseminação, percebendo, refletindo e discutindo as questões relativas à teoria, prática pedagógica, pesquisa e ensino de História;

  • Promover a interação entre as várias áreas de conhecimento, alargando as dimensões do trabalho do docente de História, possibilitando, assim, uma visão abrangente dos processos histórico-sociais.

  • Atender as exigências específicas da docência em História e áreas afins comprometendo-se com as ações sociais que promovem o pleno desenvolvimento da sociedade;

  • Proporcionar aos seus estudantes o gosto e o interesse pelos estudos de forma reflexiva, crítica e contextualizada aos saberes da História;

  • Abordar de forma responsável e coerente as questões relativas às pluralidades, contribuindo para o combate dos preconceitos e discriminações daí decorrentes;

  • Analisar de forma crítica fontes diversas, tais como livros didáticos, artigos, reportagens, recursos imagéticos, músicas, literatura, documentos oficiais, depoimentos e outros que possam contribuir para a construção do conhecimento histórico-social;

  • Aproximar a produção acadêmica da sociedade através das diversas estratégias pedagógicas;

  • Elaborar, aplicar e corrigir avaliações que levem em consideração o contexto, as especificidades e a complexidade dos processos educacionais, promovendo o respeito às diferenças e auxiliando no desenvolvimento das potencialidades dos agentes envolvidos no processo educativo;

  • Desenvolver pesquisas acadêmicas tanto de âmbito historiográfico como pedagógico de modo que possa proporcionar a produção e difusão do conhecimento; 

  • Lidar com as diversas formas de saberes presentes nos contextos educacional e social, valorizando-os e articulando-os com os saberes acadêmico-científicos propriamente ditos;

  • Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente;

  • Dominar conhecimentos da área de História e criar situações de aprendizagem pela transposição didática entre a abordagem dos conhecimentos acadêmico-científicos e os que compõem os currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

  • Coordenar o Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na área de História; 

  • Atuar na gestão de instituições e processos educacionais; 

  • Elaborar materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de História;

  • Identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a qualificar os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa em educação.