Bacharelado em Física

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Diurno

Início de Funcionamento: 02/03/2009

Carga horária: 2450 h

Periodicidade: 8 semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 5 anos

Vagas: 20

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO 

O perfil do profissional formado pelo curso de Física, modalidade bacharelado, da UFOB é geral, donde espera-se que o Físico seja capaz de tratar problemas novos e tradicionais, baseados em conhecimentos sólidos e atualizados em Física. O Físico deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico, sempre com atitude investigativa. Em particular, o físico-pesquisador dedica-se à pesquisa, básica ou aplicada em Física, em Universidades, centros de pesquisa e na indústria e à extensão, e dedica-se, também, à produção e disseminação do saber científico, seja por meio da atuação como estudante em cursos de mestrado e doutorado em Física, por meio da atuação no ensino formal de nível superior e/ou por meio da divulgação científica.

Assim, a presente proposta contempla a formação básica geral do Bacharel em Física com capacidades específicas definidas pela escolha dos componentes curriculares optativos determinados pelo próprio estudante. O perfil do formando pode ser definido pelas seguintes habilidades segundo parecer CNE/CES nº 1.304/2001.

A formação do físico deve contemplar as atribuições definidas acima de uma forma ampla o suficiente para que se desenvolvam competências e habilidades segundo as expectativas atuais e, ao mesmo tempo, de uma forma exequível para que possa adaptar-se a diferentes perspectivas, tendo em vista as novas demandas de funções sociais e novos campos de atuação que vêm emergindo continuamente. Assim, para o curso de Física, modalidade bacharelado, da UFOB, são essenciais as seguintes competências:

  • Dominar os princípios e leis fundamentais e as teorias que compõem as áreas clássicas e as áreas modernas da Física;

  • Descrever e explicitar, inclusive através de textos de caráter didático, fenômenos naturais, processos e equipamentos em termos de ideias, conceitos, princípios, leis e teorias fundamentais e gerais;

  • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais, matemáticos e/ou computacionais apropriados;

  • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas pertinentes ao ensino de Física em nível superior, fazendo uso das estratégias apropriadas;

  • Manter uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência como fenômeno cultural e histórico. O desenvolvimento das competências apontadas acima está associado à aquisição das seguintes habilidades:

  • Utilizar a matemática como linguagem para a expressão das leis que governam os fenômenos naturais;

  • Elaborar argumentos lógicos baseados em princípios e leis fundamentais para expressar ideias e conceitos físicos, descrever fenômenos naturais, equipamentos e procedimentos de laboratório, apresentar resultados científicos na forma de relatórios, artigos, seminários e aulas de caráter didático.

  • Elaborar planejamentos para atividades didáticas e os materiais didáticos experimentais, os textos e os roteiros correspondentes;

  • Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;

  • Resolver problemas experimentais, do seu reconhecimento até a análise de resultados e formulação de conclusões.

  • Utilizar recursos de informática, inclusive uma linguagem de programação

  • Reconhecer a Física como um produto histórico e cultural e reconhecer suas relações com outras áreas do saber e do fazer, bem como as instâncias sociais, ontem e hoje. O bacharel em Física, como físico pesquisador em formação, não pode prescindir das seguintes vivências, valores estéticos, políticos e éticos, que tornam o processo de sua educação mais integrado como a:

  • Realização de atividades experimentais;

  • Utilização de equipamentos de informática;

  • Realização de pesquisa bibliográfica, identificando e localizando fontes relevantes;

  • Leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;

  • Elaboração de textos didáticos, artigos, comunicações técnicas e roteiros de estudo, com o objetivo de sistematizar os conhecimentos em um assunto.

  • Pautar-se em princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;

  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus pares, em seus aspectos sociais, culturais e físicos;

  • Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.