Física
Bacharelado
Bacharelado em Física
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Diurno
Início de Funcionamento: 02/03/2009
Carga horária: 2470 h
Periodicidade: 8 semestres
Integralização mínima: 4 anos
Integralização máxima: 6 anos
Vagas: 20
Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias
E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
O perfil do profissional formado pelo curso de Bacharelado em Física da UFOB é geral, fornecendo ao egresso conhecimentos sólidos e atualizados, necessários para que o mesmo seja capaz de imergir e lidar com problemas tradicionais ou de vanguarda na Física. Assim, através de suas componentes curriculares obrigatórias, a presente proposta contempla a formação básica geral do Bacharel em Física, com capacidades específicas definidas pela escolha dos componentes curriculares optativos determinados pelo próprio estudante. O Bacharel em Física deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico, sempre com atitude investigativa e devidamente respaldada pelo método científico. Desse modo, o físico com tal perfil de formação dedica-se à pesquisa básica ou aplicada em Física, atuando em universidades, centros de pesquisa e no setor produtivo, à produção e disseminação do saber científico, seja como discente em programas de pós-graduação em Física ou pelo exercício da docência no ensino formal de nível superior, e à extensão, por meio de ações que promovam a divulgação científica e a popularização da ciência.
A formação do físico deve contemplar as atribuições definidas acima de uma forma ampla o suficiente para que se desenvolvam competências e habilidades segundo as expectativas atuais e, ao mesmo tempo, de uma forma exequível para que possa adaptar-se a diferentes perspectivas, tendo em vista as novas demandas de funções sociais e novos campos de atuação que vêm emergindo continuamente. Portanto, em conformidade com o parecer CNE/CES nº 1.304/2001 e em atendimento a Resolução CNE nº 07/2018 e a Resolução 01/2021 CEAA/CPECC, para o curso de Bacharelado em Física da UFOB, são essenciais as seguintes competências:
- Dominar os princípios e leis fundamentais e as teorias que compõem as áreas clássicas e as áreas modernas da Física;
- Descrever e explicitar, inclusive através de textos de caráter didático, fenômenos naturais, processos e equipamentos em termos de ideias, conceitos, princípios, leis e teorias fundamentais e gerais;
- Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais, matemáticos e/ou computacionais apropriados;
- Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas pertinentes ao ensino de Física em nível superior, fazendo uso das estratégias apropriadas;
- Articular o conhecimento científico produzido com as necessidades da comunidade em que está inserido, em prol da enculturação científica e da transformação da realidade social;
- Manter uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência como fenômeno cultural e histórico.
O desenvolvimento das competências apontadas acima está associado à aquisição das seguintes habilidades:
- Utilizar a matemática como linguagem para a expressão das leis que governam os fenômenos naturais;
- Elaborar argumentos lógicos baseados em princípios e leis fundamentais para expressar idéias e conceitos físicos, descrever fenômenos naturais, equipamentos e procedimentos de laboratório, apresentar resultados científicos na forma de relatórios, artigos, seminários e aulas de caráter didático;
- Elaborar planejamentos para atividades didáticas e/ou de extensão, bem como materiais didáticos, experimentos, textos e roteiros correspondentes;
- Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
- Resolver problemas experimentais, do seu reconhecimento até a análise de resultados e formulação de conclusões;
- Utilizar recursos de informática, inclusive uma linguagem de programação;
- Planejar e executar ações de extensão universitária;
- Reconhecer a Física como um produto histórico e cultural e reconhecer suas relações com outras áreas do saber e do fazer, bem como as instâncias sociais, ontem e hoje.
O bacharel em Física, como físico pesquisador em formação, não pode prescindir das seguintes vivências, valores estéticos, políticos e éticos, que tornam o processo de sua educação mais integrado como a:
- Realização de atividades experimentais;
- Realização de projetos, cursos de capacitação, oficinas e/ou eventos, de natureza acadêmico-científica ou extensionista;
- Utilização de equipamentos de informática;
Realização de pesquisa bibliográfica, identificando e localizando fontes relevantes;
- Leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;
- Elaboração de textos didáticos, artigos, comunicações técnicas e roteiros de estudo, com o objetivo de sistematizar os conhecimentos em um assunto;
- Pautar-se em princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;
- Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus pares, em seus aspectos sociais, culturais e físicos;
- Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.
Licenciatura
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Diurno
Data de Início de Funcionamento: 02/03/2009
Carga horária: 3.200 horas
Periodicidade: 8 semestres
Integralização mínima: 3 anos
Integralização máxima: 5 anos
Vagas Autorizadas: 20
Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias
E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
O licenciado em Física pode atuar no magistério da educação básica exercendo atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, em conformidade com o Parecer CNE/CES nº. 1304/2001 e a Resolução CNE/CP nº.2, de 1º de julho de 2015.
O perfil de um professor de Física é construído na medida em que os licenciados:
-
Desenvolvam competências cognitivas que viabilizem as relações dos sujeitos envolvidos no processo educacional, bem como dos aspectos emocionais e afetivos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem;
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Adotem estratégias de ensino diversificadas e contextualizadas em prol de um conhecimento significativo que privilegie o raciocínio lógico e o método experimental;
-
Saibam fazer leituras do conhecimento científico e estabeleçam diálogo permanente com as outras áreas do conhecimento, facilitando a interdisciplinaridade;
-
Atualizem seus estudos para acompanhar as transformações do conhecimento humano, seja no campo educacional geral e específico, seja no campo do conhecimento científico-tecnológico, bem como da vida humana em geral;
-
Estimulem nos seus futuros estudantes a autonomia intelectual, valorizando a expressão de suas ideias;
-
Pautem-se em princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;
-
Reconheçam e respeitem a diversidade dos seus estudantes, em seus aspectos físicos, sociais, culturais, de gênero e de crença;
-
Zelem pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.
A formação do professor de Física deve pautar-se no desenvolvimento de competências e habilidades que contemplem as atribuições definidas acima. Assim, para o curso de Licenciatura em Física da UFOB, são essenciais as seguintes competências:
-
Dominar, descrever e explicar fenômenos naturais, princípios, leis fundamentais e as teorias que compõem as áreas da Física, através da solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos;
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Realizar o processo de transposição didática da linguagem científica para o conhecimento escolar;
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Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas pertinentes ao ensino de Física, fazendo uso de metodologias e estratégias apropriadas;
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Manter sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica atualizada;
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Manter uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência como processo cultural e histórico.
O desenvolvimento das competências apontadas acima está associado à aquisição das seguintes habilidades:
-
Utilizar a Matemática como linguagem para a expressão das leis que governam os fenômenos naturais;
-
Elaborar argumentos lógicos baseados em princípios e leis fundamentais para expressar ideias e conceitos físicos;
-
Elaborar planejamentos para proposições didáticas, contemplando, por exemplo, materiais didáticos, atividades experimentais, textos, entre outros;
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Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos e na divulgação de seus resultados;
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Resolver problemas experimentais, do seu reconhecimento até a análise de resultados e formulação de conclusões;
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Utilizar recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): aplicativos educacionais, linguagem de programação científica e uso de diferentes mídias digitais;
-
Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes e as estratégias adequadas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.
O licenciando em Física deve ter algumas vivências, que tornem o processo de sua educação mais integrado, como:
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Realização de atividades experimentais;
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Realização de pesquisa bibliográfica, identificando e localizando fontes relevantes;
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Leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;
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Elaboração de textos didáticos, artigos, comunicações técnicas e roteiros de estudo, com o objetivo de sistematizar os conhecimentos em um dado assunto;
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Pesquisa de campo sobre educação;
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Realização de atividades em outros campos do saber que possibilitem ações de natureza interdisciplinar e transdisciplinar;
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Transposição didática de conteúdos de Física para o ensino médio.