Licenciatura em Ciências Biológicas
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Integral
Início de Funcionamento: 18/10/2006
Carga horária: 3.360 horas
Periodicidade: 8 semestres
Integralização mínima: 4 anos
Integralização máxima: 6 anos
Vagas Autorizadas: 20
Centro vinculado: Centro das Ciências Biológicas e da Saúde
E-mail do Centro: ccbs@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
Coadunado aos objetivos do curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, espera-se que o egresso seja um profissional da Educação em Ciências com formação ampla em aspectos teóricos e técnico-científicos da Biologia, aliado à ampla formação humanística em aspectos teórico-metodológicos e didáticos da Educação, sendo capaz de articular tais conhecimentos na recontextualização do conhecimento Biológico nos espaços-tempos escolares, bem como atuar na difusão da cultura científica nos mais variados espaços-tempos de interação social. Pretende-se formar professores com perfil identitário aberto, dinâmico, que compreenda a importância de manter-se permanentemente em formação, através da pesquisa da/na própria prática, fomentando uma postura afinada ao espírito do tempo atual, acelerado, descontínuo, que vem tornando anacrônicos os mais diversos modelos de formação docente pautados em identidades fixas e estáveis no tempo e no espaço.
Em consonância com o Regulamento de Ensino de Graduação da UFOB, o profissional egresso do Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura da UFOB apresenta conhecimentos acadêmico-profissionais para:
1. Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente;
2. Criar situações de aprendizagem pela recontextualização didática dos conhecimentos acadêmico-científicos, dialogando com as necessidades contextuais dos espaços escolares na composição dos currículos escolares e disciplinares;
3. Promover processos educativos pela diversidade e para a diferença, utilizando-se, quando possível e quando avaliado como pertinente, os conhecimentos biológicos na desmistificação de falácias pseudocientíficas que justifiquem práticas de subalternização e discriminação social;
4. Coordenar o Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na áreade Ciências Biológicas;
5. Prestar consultoria e assessoria pedagógica na área de sua formação;
6. Atuar criativamente na elaboração de materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de Ciências Biológicas;
7. Coordenar processos de elaboração de projetos pedagógicos interdisciplinares na área de Ciências Biológicas;
8. Identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a qualificar os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa em educação;
9. Pesquisar e divulgar conhecimentos da área de educação e sua relação com a área de Ciências Biológicas;
10. Entender a ampla abrangência dos processos e finalidades sociais da escolarização, de modo atuar por uma formação pautada nos princípios democráticos de justiça e equidade social;
11. Atuar criativamente na difusão da cultura científica em espaços educacionais não formais;
12. Manifestar uma compreensão adequada dos múltiplos desafios e problemas que afligem a Educação Básica Pública no cenário nacional, de modo a atuar politicamente na luta pela melhoria das condições de trabalho da carreira docente, propondo soluções adequadas a estes problemas nos mais variados contextos de atuação profissional.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Ao lado dos conhecimentos, habilidades e valores acima descritos, o Licenciado em Biologia, como profissional do magistério da Educação Básica, poderá atuar como:
1. Professor da área de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
2. Gestor de instituições educacionais de Ensino Fundamental e Ensino Médio;
3. Coordenador do trabalho pedagógico na sua área de formação em instituições de ensino fundamental e médio;
4. Gestor, coordenador pedagógico e professor em organizações que promovam educação não formal (Centros e Museus de ciências, ONG, Centros Comunitários, entre outros) no âmbito da formação específica do licenciado, promovendo difusão da cultura científica;
5. Coordenador pedagógico e professor em empresas públicas e privadas que demandem atuação de um profissional da educação com formação específica da sua área;
6. Assessor e consultor na elaboração de projetos pedagógicos na área de Ciências Biológicas.