Ciências Biológicas
Bacharelado
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Integral
Início de Funcionamento: 18/10/2006
Carga horária: 3.295 horas
Periodicidade: 8 Semestres
Integralização mínima: 4 anos
Integralização máxima: 7 anos
Vagas Autorizadas: 20
Centro vinculado: Centro das Ciências Biológicas e da Saúde
E-mail do Centro: ccbs@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
O profissional egresso do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas será um Biólogo com conhecimentos acadêmico-profissionais generalista, capaz de investigar e intervir, mitigando as ações presentes e de predizer cenários futuros para as espécies e os ecossistemas. Além de permitir ao profissional uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O formando deverá estar apto a compreender as necessidades dos sistemas biológicos e as demandas econômicas e sociais, conservando o equilíbrio do ambiente e restaurando-o quando necessário.
Dessa forma, o egresso do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFOB poderá:
1. pesquisar e difundir conhecimentos científicos e técnicos associados à biodiversidade;
2. realizar levantamentos para identificação de espécies até a determinação de suas relações filogenéticas;
3. realizar reconhecimento das relações ecológicas em um ecossistema e seus fatores determinantes;
4. realizar o levantamento, o planejamento, a organização e o acompanhamento de intervenções no ambiente, com base no método científico;
5. identificar e resolver problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, atendendo com criticidade e autonomia as demandas regionais e nacionais;
6. ter a consciência político e crítica do papel social do profissional Biólogo nos processos decisórios de: agentes e instituições públicas e privadas; na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação.
7. atuar de forma multi e interdisciplinar, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
8. propor e executar ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, ciente e crítico dos possíveis impactos;
9. desenvolver a consciência profissional acerca da importância da formação continuada como mecanismos de atualização em sua área de atuação específica.
10. atuar com consciência da responsabilidade e compromisso social a ser assumido em todos os âmbitos;
11.seguir carreira acadêmica.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Biólogo poderá exercer atividades em:
1. Levantamento e inventários de fauna e flora;
2. Museus e Curadorias de Coleções;
3. Empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica privados ou públicos;
4. Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas;
5. Empresa própria ou prestando assistência, assessoria, consultoria, aconselhamento, recomendação;
6. Atuar em mercados do complexo agropecuário;
7. Ensino na Educação Superior;
8. Órgãos públicos da área de meio ambiente (secretarias de meio ambiente, órgãos estaduais e federais).
Licenciatura
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Integral
Início de Funcionamento: 18/10/2006
Carga horária: 3.360 horas
Periodicidade: 8 semestres
Integralização mínima: 4 anos
Integralização máxima: 6 anos
Vagas Autorizadas: 20
Centro vinculado: Centro das Ciências Biológicas e da Saúde
E-mail do Centro: ccbs@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
Coadunado aos objetivos do curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, espera-se que o egresso seja um profissional da Educação em Ciências com formação ampla em aspectos teóricos e técnico-científicos da Biologia, aliado à ampla formação humanística em aspectos teórico-metodológicos e didáticos da Educação, sendo capaz de articular tais conhecimentos na recontextualização do conhecimento Biológico nos espaços-tempos escolares, bem como atuar na difusão da cultura científica nos mais variados espaços-tempos de interação social. Pretende-se formar professores com perfil identitário aberto, dinâmico, que compreenda a importância de manter-se permanentemente em formação, através da pesquisa da/na própria prática, fomentando uma postura afinada ao espírito do tempo atual, acelerado, descontínuo, que vem tornando anacrônicos os mais diversos modelos de formação docente pautados em identidades fixas e estáveis no tempo e no espaço.
Em consonância com o Regulamento de Ensino de Graduação da UFOB, o profissional egresso do Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura da UFOB apresenta conhecimentos acadêmico-profissionais para:
1. Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente;
2. Criar situações de aprendizagem pela recontextualização didática dos conhecimentos acadêmico-científicos, dialogando com as necessidades contextuais dos espaços escolares na composição dos currículos escolares e disciplinares;
3. Promover processos educativos pela diversidade e para a diferença, utilizando-se, quando possível e quando avaliado como pertinente, os conhecimentos biológicos na desmistificação de falácias pseudocientíficas que justifiquem práticas de subalternização e discriminação social;
4. Coordenar o Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na áreade Ciências Biológicas;
5. Prestar consultoria e assessoria pedagógica na área de sua formação;
6. Atuar criativamente na elaboração de materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de Ciências Biológicas;
7. Coordenar processos de elaboração de projetos pedagógicos interdisciplinares na área de Ciências Biológicas;
8. Identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a qualificar os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa em educação;
9. Pesquisar e divulgar conhecimentos da área de educação e sua relação com a área de Ciências Biológicas;
10. Entender a ampla abrangência dos processos e finalidades sociais da escolarização, de modo atuar por uma formação pautada nos princípios democráticos de justiça e equidade social;
11. Atuar criativamente na difusão da cultura científica em espaços educacionais não formais;
12. Manifestar uma compreensão adequada dos múltiplos desafios e problemas que afligem a Educação Básica Pública no cenário nacional, de modo a atuar politicamente na luta pela melhoria das condições de trabalho da carreira docente, propondo soluções adequadas a estes problemas nos mais variados contextos de atuação profissional.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Ao lado dos conhecimentos, habilidades e valores acima descritos, o Licenciado em Biologia, como profissional do magistério da Educação Básica, poderá atuar como:
1. Professor da área de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
2. Gestor de instituições educacionais de Ensino Fundamental e Ensino Médio;
3. Coordenador do trabalho pedagógico na sua área de formação em instituições de ensino fundamental e médio;
4. Gestor, coordenador pedagógico e professor em organizações que promovam educação não formal (Centros e Museus de ciências, ONG, Centros Comunitários, entre outros) no âmbito da formação específica do licenciado, promovendo difusão da cultura científica;
5. Coordenador pedagógico e professor em empresas públicas e privadas que demandem atuação de um profissional da educação com formação específica da sua área;
6. Assessor e consultor na elaboração de projetos pedagógicos na área de Ciências Biológicas.