Corregedoria

publicado 29/10/2024 10h21, última modificação 15/01/2026 15h03

A Corregedoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), criada pela Portaria Reitoria nº 542, de 27 de junho de 2024, é a unidade responsável por coordenar, planejar e organizar as atividades correcionais no âmbito da Universidade. Sua atuação visa ao fortalecimento da governança institucional, da integridade pública e da prevenção de ilícitos, competindo-lhe instaurar, instruir e julgar procedimentos investigativos e processos correcionais, realizar o juízo de admissibilidade de denúncias, promover ações educativas, assegurar a transparência das atividades de correição e atuar de forma integrada ao Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (Siscor), em articulação com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Fale conosco

A Corregedoria está à disposição para prestar orientações, esclarecer dúvidas e receber comunicações relacionadas às atividades correcionais. O atendimento é realizado pelos canais institucionais abaixo, assegurando a adequada condução das demandas e o respeito às normas de sigilo e proteção de informações.

E-mail:

Central de Atendimento UFOB: (77) 2124-0560
Ramal Corregedoria: 2256
Ramal Núcleo de Processos Correcionais: 2257

Endereço: Reitoria UFOB – Sala 405| Rua Professor José Seabra de Lemos, 316 | Recanto dos Pássaros | CEP: 47.808-021 | Barreiras-BA

Deseja fazer uma denúncia?

Denúncias e representações são instrumentos essenciais para a apuração de possíveis irregularidades no âmbito da Administração Pública. Para que possam ser analisadas adequadamente, devem conter a descrição clara e objetiva dos fatos, com indicação precisa da suposta irregularidade relacionada ao exercício do cargo público.

Uma denúncia bem fundamentada deve informar, sempre que possível, a data, o local e as circunstâncias do ocorrido, os(as) agentes públicos(as) ou entes privados envolvidos(as), bem como apresentar indícios ou provas disponíveis, como documentos, imagens ou registros. Divergências de opinião, falhas sem indícios de má-fé ou situações estritamente da vida privada, sem relação com o exercício da função pública, não configuram infração correcional.

O encaminhamento das denúncias deve ser feito, preferencialmente, por meio da Ouvidoria, utilizando o sistema Fala.BR, canal oficial do Governo Federal. O sistema permite o envio de denúncias identificadas ou anônimas, assegurando o tratamento adequado das informações, a proteção dos dados pessoais e a correta destinação da demanda ao órgão competente, inclusive à Corregedoria, quando for o caso. Clique no banner ao lado e acesse o sistema.

Base de conhecimento

Infrações disciplinares

Saiba quais são as infrações disciplinares previstas na legislação nacional acerca das condutas dos agentes públicos e empresas privadas

Procedimentos Correcionais

Entenda os fluxos e fases específicas de cada um dos procedimentos correcionais previstos na legislação nacional

Informes

Corregedoria da UFOB divulga Relatório de Gestão Correcional do exercício de 2025

A Corregedoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) torna público o Relatório de Gestão Correcional referente ao exercício de 2025.

Edital para formação de banco de servidores(as)

A Corregedoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) informa a abertura de novo Edital para a formação de banco de servidores(as) aptos(as) a atuar nas Comissões de Apuração Correcional da Universidade.

UNISEC/UFOB anuncia início de suas atividades

A nova unidade organizacional possui o propósito de aprimorar a governança institucional e as ações de integridade da nossa instituição.

Sistemas e Serviços