Tire suas Dúvidas

1 - O que é o SiSU? 

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Fonte: https://sisu.mec.gov.br


2 - Quando acontece o SiSU?

O Sisu costuma ter duas edições por ano: (1) uma edição no primeiro semestre, com período de inscrições geralmente em janeiro; e outra, (2) no segundo semestre, com período de inscrições geralmente em junho. 

* Obs.: A UFOB participa apenas da 1ª Edição do SISU. 


3 - A inscrição no SiSU é paga? 

Não. A inscrição no SiSU é gratuita. 


4 - Onde é feita a inscrição?

A inscrição no SiSU é feita pela internet, no portal: https://sisu.mec.gov.br/


5 - Quais são os cursos de graduação ofertados pela UFOB? 

A UFOB oferece 30 cursos de graduação em seus campi, situados nos municípios de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.
 

BARRA

- Agronomia (45 vagas – Diurno)

- Medicina Veterinária (45 vagas – Diurno)


BARREIRAS

- Administração (40 vagas – Diurno)

- Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (80 vagas – Diurno)

- Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (40 vagas – Noturno)

- Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) (40 vagas – Diurno)

- Direito (40 vagas – vespertino e noturno)

- Engenharia Civil (45 vagas – Diurno)

- Engenharia Sanitária e Ambiental (40 vagas – Diurno)

- Farmácia (45 vagas – Diurno)

- Física (bacharelado e licenciatura) (40 vagas – Diurno)

- Geografia (bacharelado e licenciatura) (40 vagas – Diurno)

- Geologia (40 vagas – Diurno)

- História (bacharelado e licenciatura) (40 vagas – Noturno) 

- Matemática (bacharelado e licenciatura) (40 vagas – Diurno)

- Medicina (40 vagas – Diurno)

- Nutrição (45 vagas – Diurno)

- Química (bacharelado e licenciatura) (40 vagas – Diurno)


BOM JESUS DA LAPA 

- Engenharia Elétrica (45 vagas – Diurno)

- Engenharia Mecânica (45 vagas –  Diurno)

 

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

- Engenharia de Biotecnologia (45 vagas – Diurno)

- Engenharia de Produção (45 vagas – Diurno)

 

SANTA MARIA DA VITÓRIA

- Artes Visuais (licenciatura) (45 vagas – Diurno)

- Publicidade e Propaganda (45 vagas – Diurno)



*Para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e dos Bacharelados Interdisciplinares, 100% das vagas ofertadas anualmente são destinadas ao SiSU, porém, para os demais cursos 80% são destinadas para o SiSU e 20% para o Processo Seletivo de Reingresso de Egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFOB.


Conheça cada um dos cursos: clique aqui


6 - É preciso pagar para estudar na UFOB?

Não. Nem matrícula, nem mensalidade. 

A UFOB é uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. 


7 - Quais são as modalidades de cota?

A Lei n° 12.711, de 29/8/2012 (Lei de Cotas), determina a reserva de 50% das vagas ofertadas no SISU para candidatos egressos do Sistema Público de Ensino Médio, incluindo pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

As vagas reservadas pela Lei de Cotas são divididas em oito categorias de inscrição, destinadas exclusivamente aos candidatos que se enquadram nos critérios abaixo:

Categoria L1 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita;

Categoria L2 – egresso Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

Categoria L5 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar;

Categoria L6 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

Categoria L9 - egresso do Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário e mínimo per capita e Pessoa com Deficiência;

Categoria L10 - egresso Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a salário mínimo e meio per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;

Categoria L13 - egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;

Categoria L14 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Fique atento: o candidato que optar por concorrer em uma das categorias de cotas deve estar ciente que é de sua responsabilidade certificar-se de que atende aos requisitos exigidos e tem condições de apresentar toda a documentação solicitada na matrícula, comprovando sua condição de acordo com a modalidade escolhida.


8 - Que candidato é considerado egresso do sistema público de Ensino Médio?

Egresso do Sistema Público de Ensino Médio é o candidato que:

- cursou e concluiu com aprovação a totalidade do Ensino Médio em escola pública, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou

- obteve a certificação de conclusão com base no resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou ainda por exames de certificação de competência de avaliação de jovens e adultos realizados por sistemas estaduais de ensino, desde que não tenha cursado qualquer etapa do ensino médio em escolas privadas, pois os certificados não pressupõem a frequência em escola pública, conforme Portaria Normativa MEC n.º 10, de 23 de maio de 2012 e o Parágrafo Único do Art. 4º do Decreto nº 7.824/201.

Fique atento: não suprirá a exigência de ser egresso do Sistema Público de Ensino Médio o candidato que houver cursado disciplinas isoladas ou séries de Ensino Médio em escolas privadas, ainda que comunitárias, independentemente de sua gratuidade ou da percepção de bolsa de estudos, ainda que custeadas pelo Poder Público. É importante ressaltar que, por ser regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o acesso à modalidade de cotas pelo Sistema Público de Ensino Médio é restrito ao ensino médio feito no Brasil em sua íntegra.


9 - O que significa escola pública? 

Escola pública é aquela criada e mantida pelo poder público, pertencente ao sistema público de ensino.


10 - Quais são os tipos de escolas privadas?

As escolas privadas podem ser classificadas em cinco tipos:

- Escola particular;
- Escola conveniada;
- Escola comunitária;
- Escola confessional;
- Escola filantrópica.


11 - Quem cursou o Ensino Médio em escola particular, com bolsa, pode concorrer pela reserva de vagas?

Não. A condição de bolsista em escola da rede privada não habilita o candidato a ocupar uma vaga reservada Lei nº 12.711/2012 (Art.1º).

12 - É possível inscrever-se para concorrer em mais de uma categoria de inscrição?

Não. O candidato deve identificar qual a categoria de reserva de vaga se destina a sua condição e inscrever-se apenas nesta categoria. 


13 - O que acontece se o candidato não conseguir comprovar os requisitos exigidos para ocupar a vaga para a qual foi classificado?

O (A) candidato(a) que não conseguir comprovar os requisitos exigidos para a ocupação da vaga para a qual foi selecionado(a) não terá a sua matrícula efetivada, perdendo, assim, o direito à vaga.

Obs.: Ao apresentar a documentação para matrícula, a UFOB realiza a matrícula condicional do(a) estudante, porém a matrícula efetiva ocorre após divulgação de Resultado de Análise Documental de Enquadramento à Categoria de Inscrição no qual conste que o(a) candidato(a) está apto(a) para a vaga em que foi selecionado(a).


14 - Quem pode concorrer a vagas destinadas a pessoas pretas, pardas ou indígenas?

A reserva é destinada a candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.  Candidatos classificados para vagas destinadas a Pretos, Pardos ou Indígenas (L2, L6, L10 e L14) devem preencher a autodeclaração étnico-racial, caso seja convocado (a) para a matrícula.


15 - O que é autodeclaração étnico-racial?

A autodeclaração étnico-racial é um documento pelo qual o/a candidato/a deve declarar a sua condição étnico-racial, se negro (preto ou pardo), indígena, branco ou amarelo. 

* O modelo de declaração a ser preenchido pelo (a) candidato (a) será fornecido pela UFOB. 

16 - Haverá verificação da condição étnico-racial declarada pelo/a candidato/a?

Sim. A UFOB designará comissão de heteroidentifição para aferição da condição étnico-racial declarada pelo/a candidato/a que optou por ingressar na UFOB pelas cotas raciais de que trata a Lei 12.711/2012.

Os candidatos/as autodeclarados/as Indígenas terá sua autodeclaração validada pela comissão de heteroidentificação mediante conferência do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração(ões) de vínculo com comunidade indígena brasileira, assinada(s) por 3 (três) lideranças da comunidade indígena que deve(m) ser apresentada(s) no ato da solicitação de matrícula.” O candidato que se recusar a participar de avaliação pela comissão de heteroidentificação será eliminado do processo seletivo.

17 - A UFOB tem cotas para pessoas com deficiência?

Sim. Em atendimento à Lei n.º 13.409, de 29 de dezembro de 2016, a UFOB realiza a reserva de vagas para pessoas com deficiência


18 - Quem pode ser considerada pessoa com deficiência?

Conforme definição da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, inserem-se nessa condição aquela “que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, com interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”. 


19 - Quais deficiências são consideradas para fins de atendimento à Lei n.º 13.409/2016?

Deficiência física, auditiva, visual e mental (intelectual). Neste grupo, também estão pessoas com transtorno do espectro autista e com deficiência múltipla, nos termos da legislação vigente. 


20 - Quem pode concorrer à vaga por cota para pessoas com deficiência?

A cota para pessoas com deficiência é aplicável às seguintes categorias de candidatos:

Categoria L9 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário e mínimo per capita e Pessoa com Deficiência;

Categoria L10 – egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a salário mínimo e meio per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;

Categoria L13 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;

Categoria L14 – egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.


21 - Como se efetiva a matrícula de quem é classificado para as vagas destinadas às pessoas com deficiência?

Da mesma foram que os demais candidatos, apresentando os documentos que comprovam sua situação de acordo com a categoria de inscrição.

Um documento de entrega exclusiva pelos candidatos inscritos nas categorias destinadas aos deficientes é o Laudo Médico Específico, que estará disponível no anexo do edital normativo a ser publicado no Portal de Matrícula da UFOB. 

Após análise e aprovação desta documentação pela Comissão de Verificação da Condição de Pessoas com Deficiência, o candidato está apto para efetivar a sua matrícula.


22 - O que é a Comissão de Verificação da Condição de Pessoas com Deficiência?

Instituída pela UFOB e formada por uma equipe multidisciplinar, a Comissão é responsável pela análise da documentação dos candidatos classificados nas modalidades de reservas de vagas destinas a pessoas com deficiência (L9, L10, L13, L14). 


23 - O que acontece se a Comissão de Verificação da Condição de Pessoas com Deficiência não homologa a documentação do candidato?

O/A candidato/a matriculado/a institucionalmente poderá interpor recurso, uma única vez, contra decisão administrativa que indefira sua matrícula, no prazo de 10 (dez) dias úteis. Se após análise e julgamento do recurso a decisão de indeferimento for mantida, o/a candidato/a perderá a vaga, tendo a sua matrícula imediatamente cancelada.

Os procedimentos, prazos e documentação necessária para interposição de recurso serão definidos nos resultados das análises para enquadramento à categoria de inscrição que serão publicados no Portal de Matrícula da UFOB. 



24 - A UFOB tem reserva de vagas no SiSU para os candidatos de municípios baianos próximos aos seus campi?

Sim. O Critério de Inclusão Regional é uma ação afirmativa da UFOB amparada nos incisos II, III e IV do Art. 33 da Resolução CEAA/CONSUNI/UFOB nº 008, de 03/12/2021, pela qual é assegurada pelo menos 30% das vagas destinadas ao processo seletivo SiSU para candidatos que tiverem cursado todo o Ensino Médio na forma regular ou integrada ao ensino técnico-profissionalizante em escolas, públicas ou privadas, localizadas nos municípios baianos distantes até 150 quilômetros de qualquer dos campi da UFOB. Os municípios inclusos são os seguintes:

Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.


25 - Como funciona a inscrição pelo critério de inclusão regional? 

Os candidatos que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em um dos municípios inclusos no critério poderão concorrer a vagas nos cursos de graduação pela política afirmativa de reserva de vagas para ingresso no processo seletivo via Sisu, na modalidade Ação Afirmativa própria da Universidade.


26 - Um candidato que se enquadra nos critérios tanto da reserva de vagas como da política de cotas pode se inscrever nessas duas ações afirmativas?

Não. Os candidatos que se enquadrarem tanto na política afirmativa de reserva de vagas, prevista na Resolução nº 009/2015, alterada pela Resolução nº 007/2017, quanto na reserva de vagas pela Lei de Cotas, definida na legislação vigente, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.


27 - Onde são divulgados os resultados do SiSU?

Os resultados do SISU referentes aos cursos da UFOB são divulgados no site Portal de Matrícula da UFOB. O resultado da Chamada Regular também poderá ser consultado no Boletim de Acompanhamento, no endereço http://sisu.mec.gov.br, e também na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.


28 - O que é Chamada Regular? 

É a primeira chamada para a matrícula. 


29 - Há chamadas além da Chamada Regular?

Sim. O chamamento acontece para preencher eventuais vagas não preenchidas no decorrer do processo seletivo em cada curso, semestre e turno, respeitando a classificação do candidato por categoria de inscrição e cursos resultantes da não efetivação de matrícula nos prazos estabelecidos ou da não entrega de documentação exigida, ou ainda, do não enquadramento à categoria de inscrição após análise e parecer da respectiva comissão e recurso, caso seja interposto.


30 - Como ocorrem os chamamentos para candidatos do SISU?

As convocações para matrícula terão por base a lista de classificados na Chamada Regular (1ª Chamada Matrícula) e a Lista de Espera do SISU, sendo respeitada a classificação dos candidatos por categoria de inscrição e curso pretendido e os critérios de remanejamentos de vagas após a 1ª Chamada estabelecidos no Edital.

Fique atento ao Cronograma de todas as etapas do SiSU/UFOB, aqui no Portal e nas Redes Sociais. 


31 - Quantas chamadas são feitas?

Novas chamadas são realizadas enquanto houver vagas disponíveis e candidatos classificados e não convocados, até que as vagas ofertadas sejam ocupadas. Esse chamamentos são feitos respeitando a data de matrícula, para que permita o enquadramento regimental, com vistas ao mínimo de frequência legal em cada semestre, limitados ao ingresso no ano letivo de 2021 - cada curso tem definido o seu semestre de ingresso e o quantitativo de vagas ofertadas.


32 - Se o candidato não enviar os documentos no prazo especificado no seu edital de chamamento poderá ser convocado novamente, em novo chamamento?

Sim. Desde que tenham sido convocados todos os candidatos da Lista de Espera para o curso em questão. Desta forma poderá haver reconvocações, sendo obedecida, nesta nova convocação, apenas a ordem de classificação dos candidatos, independente de categoria de inscrição.


33 - Quem precisa comprovar renda?

Os candidatos que se inscreveram e foram classificados nas modalidades L1, L2, L9 e L10, além das documentações relativas à comprovação  da integralidade Ensino Médio em escola da rede pública de ensino, da autodeclaração étnico-racial e dos documentos que comprovem a deficiência ou não, têm de comprovar condição de renda, ou seja, devem apresentar documentos de todas as pessoas que compõe o seu núcleo familiar, a fim de provar que a renda familiar bruta mensal é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita.


34 - Como comprovar a renda? 

As orientações para comprovação da renda constam no Edital Normativo do SiSU/UFOB.


35 - O que é a Comissão de Análise de Renda?

É uma Comissão designada pela UFOB, constituída por uma equipe multidisciplinar, responsável pela análise da documentação dos candidatos classificados nas modalidades de reservas de vagas destinas a candidatos inscritos nas categorias L1, L2, L9 e L10, com base na legislação vigente.

36 - Como saber se a comprovação da renda foi homologada?

O candidato deve acompanhar o andamento da análise no Portal de Matrícula da UFOB

37 - O que pode ocorrer se o estudante prestar informações falsas?

Cumprirá o que dispõe a A Portaria Normativa nº 18/2012 do MEC (Art. 9º) ao estabelecer que: ”A prestação de informação falsa pelo estudante, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula na instituição federal de ensino, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis”.

Ainda tem alguma dúvida sobre o SiSU e sua matrícula na UFOB? 

 

    Pergunte pra gente: suporte.sisu@ufob.edu.br