Geral

Pesquisa estuda propriedades físicas em sistemas de pontos quânticos acoplados

publicado: 02/03/2023 17h17, última modificação: 02/03/2023 17h17
Produção Científica - Física.png

O Professor Clebson Cruz, da UFOB, em colaboração com pesquisadores marroquinos, conduziu um estudo sobre as propriedades físicas de um sistema de pontos quânticos acoplados. Os pontos quânticos são regiões extremamente pequenas na escala atômica, onde as leis da física quântica são aplicáveis e partículas exibem propriedades quânticas, como superposição, emaranhamento e interferência.

O estudo mostrou que as propriedades quânticas desses sistemas podem ser alteradas por meio de um estímulo externo controlado pelos pesquisadores, e que estas propriedades podem ser ajustadas mudando-se a frequência do estímulo aplicado. Portanto, os principais resultados da pesquisa podem ser resumidos como:

 

  1. Mudança nas suas propriedades quânticas pontos quânticos acopladospor meio da aplicação de um estímulo externo
  2. Ajuste das propriedades quânticas do sistema por meio da mudança da frequência do estímulo
  3. Aprimoramento das propriedades físicas do sistema.

 

Estes resultados têm o potencial de melhorar dispositivos tecnológicos baseados em pontos quânticos, que são usados em uma ampla gama de aplicações, incluindo tecnologias de sensores, dispositivos médicos, células solares e tecnologias de display OLED.

O trabalho foi publicado na renomada revista Annalen der Phisik (https://doi.org/10.1002/andp.202200537), um dos períódicos mais tradicionais da Física, tendo uma rica história de mais de 200 anos. A Annalen der Phisik notável por ter sido o veículo de publicação de algumas das obras mais importantes e influentes da Física, incluindo os trabalhos de Albert Einstein sobre a teoria da Relatividade, o Efeito Fotoelétrico, Calor Específico de Sólidos e a famosa equivalencia entre massa e energia. A publicação desse trabalho em uma revista tão importante para a história da ciência comprova a importância e relevância da pesquisa desenvolvida na comunidade científica e tecnológica.

Contato:

 Instagram:@grique.ufob