publicado: 31/01/2023 07h48, última modificação: 31/01/2023 07h49
Produção Científica - Biologia Celular e Molecular.png

O artigo intitulado “Polyunsaturated fatty acids alter the formation of lipid droplets and eicosanoid production in Leishmania promastigotes” – Ácidos graxos poliinsaturados alteram a formação de gotículas lipídicas e a produção de eicosanóides em Leishmania – resultou de estudo realizado ao longo dos últimos anos  por pesquisadores do Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (@naive_ufob) da Universidade Federal do Oeste da Bahia  (NAIVE/UFOB).

Os pesquisadores avaliaram o metabolismo de três espécies distintas de Leishmania responsáveis por diferentes formas clínicas de leishmaniose no Brasil e nas Américas: Leishmania amazonensis, L. braziliensis e L. infantum. Trata-se de um trabalho inédito na medida em que demonstra o efeito da estimulação de ácidos graxos poliinsaturados na biologia celular de parasitos do gênero Leishmania. Foram realizadas  comparações entre espécies de Leishmania do novo mundo isoladas de calazar canino, leishmaniose cutânea e mucocutânea humana. O estudo apresenta ainda as diferenças entre as espécies de Leishmania em genes e proteínas relacionadas com a produção de eicosanoides, os quais são lipídios bioativos capazes de controlar a resposta inflamatória dos hospedeiros vertebrados.

*** O estudo coordenado em todas as etapas pelo Professor Théo de Araújo Santos, envolveu a participação de estudantes de iniciação científica do programa PIBIC-UFOB, assim como foi primeiro produto da tese de doutorado da estudante Yasmin Monara Ferreira de Souza Andrade. Produto de convênio celebrado entre a UFOB e a FIOCRUZ em 2018, o trabalho contou com a colaboração da Dra. Valéria M. Borges do Instituto Gonçalo Moniz, na Fiocruz Bahia e com análises realizadas pelos pesquisadores Carlos A. Sorgi e Lúcia H. Faccioli no Centro de Excelência de Quantificação e Identificação de Lipídios (CEQIL), na Universidade de São Paulo.

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui:

São autores e pesquisadores do Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (NAIVE), participantes do estudo:

@naive_ufob, @ccbs.ufob

Monara Vieira de Castro - @monaravieira

Victor de Souza Tavares - @victor_tav4r3s
Rayane da Silva Oliveira Souza - @rraysouz
Jonilson Berlink Lima - @jonilson.berlink
Théo Araújo-Santos - @theoaraujosantos

Pesquisadores de instituições colaboradoras:

Yasmin Monara Ferreira de Souza Andrade  (IGM-FIOCRUZ) - @ym.andrade

Valéria M. Borges (IGM-FIOCRUZ) - @valeriaborges.br