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UFOB tem projeto aprovado no Programa AfirmaSus. Seleção de bolsistas está aberta
A UFOB foi uma das instituições com projeto aprovado no Edital do Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS. Intitulado “AfirmaSUS: Educação, Comunicação e Vigilância Popular em Saúde e Ambiente com Comunidades Tradicionais e Originárias no Oeste Baiano”, foi desenvolvido por docentes da área de Saúde Coletiva e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE).
A proposta prevê disponibilização de 12 vagas para bolsistas, sendo uma para pessoa tutora, uma para orientador (a) de serviço e 10 para bolsistas (sete dos cursos de saúde e três dos cursos de Geografia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia). Há ainda 7 vagas para voluntários. O valor das bolsas é de R$1560 para tutor (a); R$ 560 para serviço de formação nível médio e R$770 para o de nível superior; e R$700 para estudantes de graduação.
Podem participar do processo seletivo estudantes que ingressaram na universidade por ações afirmativas. As inscrições estão abertas até o dia 9 de novembro e devem ser feitas via formulário eletrônico.
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo e-mail afirmasus@ufob.edu.br.
Sobre o AfirmaSUS
Vinculada ao Ministério da Saúde, é uma iniciativa complementar de apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados, que promove ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que integram ensino, serviço e comunidade.
O AfirmaSUS prevê investimento total de R$ 12 milhões, destinado ao pagamento de 1.600 bolsas para estudantes, no valor de até R$ 1 mil, além de bolsas para docentes tutores e orientadores da sociedade civil. Outros 800 estudantes poderão participar de forma voluntária, potencializando o alcance das ações e o impacto social nos territórios.
A iniciativa é uma ferramenta do SUS que busca formar profissionais sensíveis às realidades locais, sobretudo de populações vulnerabilizadas, estimulando a permanência de estudantes ingressantes por políticas afirmativas e ampliando a visibilidade de saberes tradicionais, práticas comunitárias e diversidade cultural.
