Geral

UFOB sediará IX Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre em 2027

publicado: 11/07/2025 09h30, última modificação: 11/07/2025 09h30
Imagem de placa produzida por estudantes da UFOB e afixada no Sítio Arqueológico Serra do Mimo, em Barreiras

O Campus da UFOB de Barreiras sediará pela primeira vez a Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre. Em sua nona edição, o evento, um dos mais relevantes da área nas Américas, será realizado em 2027 e reunirá pesquisadores, estudantes, lideranças e gestores culturais para uma intensa programação de mesas-redondas, oficinas, exposições e visitas técnicas aos sítios arqueológicos locais.

A coordenação será da professora Fernanda Libório, do Centro das Humanidades da UFOB, e recém-eleita presidente da Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR) para o biênio 2025–2027. A docente tem se notabilizado pelo desenvolvimento de pesquisas no campo da arqueologia brasileira, com foco na documentação, preservação e valorização dos sítios arqueológicos. Atualmente, possui projetos com arte rupestre nos municípios de Barreiras e São Desidério. 


Sobre a Associação
Fundada há 28 anos, a ABAR surgiu sob a liderança de Niède Guidon, uma das maiores referências da arqueologia brasileira, reconhecida internacionalmente por seu trabalho pioneiro no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), onde revelou a importância da arte rupestre para a compreensão da ocupação humana no continente americano. Guidon foi a primeira presidente e sócia-fundadora da associação, estabelecendo as bases para uma atuação técnica, científica e ética em defesa do patrimônio arqueológico.