UFOB mantém nota de excelência no Índice Geral de Cursos do MEC

publicado: 04/04/2024 09h41, última modificação: 04/04/2024 10h28
Foto de estudante com mãos ao alto celebrando formatura durante cerimônia de colação de grau da UFOB

A UFOB se manteve, por mais um ano, com o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país, com notas que variam de 1 a 5. Os dados referentes ao ano de 2022 foram divulgados na última terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Na edição, o Enade avaliou os cursos de Administração, Direito, e Publicidade e Propaganda da UFOB. O Inep examinou os indicadores de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

A avaliação confirma a UFOB entre 12 instituições que obtiveram conceito de excelência na Bahia. Confira abaixo as notas obtidas pelos cursos.

Avaliação cursos

Sobre os indicadores

IGC é um indicador de qualidade do MEC que analisa os conceitos dos cursos de graduação avaliados, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Também leva em consideração a nota dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), emitidas pela Capes, e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino.

Já o o Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior. Ao considerar a categoria administrativa das instituições (pública ou privada), nota-se que as instituições públicas federais e estaduais, bem como as comunitárias possuem mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD (4 e 5).