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UFOB mantém nota de excelência no Índice Geral de Cursos do MEC
![Foto de estudante com mãos ao alto celebrando formatura durante cerimônia de colação de grau da UFOB Foto de estudante com mãos ao alto celebrando formatura durante cerimônia de colação de grau da UFOB](https://ufob.edu.br/noticias/ufob-mantem-nota-de-excelencia-no-indice-geral-de-cursos-do-mec/foto-de-estudante-com-maos-ao-alto-celebrando-formatura-durante-cerimonia-de-colacao-de-grau-da-ufob/@@images/e868fb1d-c06a-4660-b3f5-7a9ed89e6095.png)
A UFOB se manteve, por mais um ano, com o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país, com notas que variam de 1 a 5. Os dados referentes ao ano de 2022 foram divulgados na última terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Na edição, o Enade avaliou os cursos de Administração, Direito, e Publicidade e Propaganda da UFOB. O Inep examinou os indicadores de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
A avaliação confirma a UFOB entre 12 instituições que obtiveram conceito de excelência na Bahia. Confira abaixo as notas obtidas pelos cursos.
Sobre os indicadores
IGC é um indicador de qualidade do MEC que analisa os conceitos dos cursos de graduação avaliados, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Também leva em consideração a nota dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), emitidas pela Capes, e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino.
Já o o Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior. Ao considerar a categoria administrativa das instituições (pública ou privada), nota-se que as instituições públicas federais e estaduais, bem como as comunitárias possuem mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD (4 e 5).