Geral
UFOB integra missão de reitores na Rússia para colaboração com universidades dos Brics
O reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, participou da missão acadêmico-científica internacional envolvendo as instituições de ensino superior, promovida pela Embaixada do Brasil na Rússia e preparatória à primeira reunião do Brics ampliado, que ocorre entre os dias 22 e 24 de outubro, em Kazan.
A missão, que reuniu a maior delegação de reitores brasileiros em uma visita à Rússia, representou forte impulso a um programa de colaboração acadêmica que já conta com mais de 20 universidades brasileiras e 40 universidades russas e bielorussas. A iniciativa foi articulada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) a convite da embaixada do Brasil na Rússia.
Dentre as várias atividades, ocorridas entre os dias 14 e 16 de outubro, a comitiva se reuniu com autoridades da Escola Superior de Economia (HSE), da Acadêmica de Ciências Russa, do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO), da Universidade Estatal Russa para Humanidades (RSUH), do Instituto de Ciência e Tecnologia de Skolkovo (Skoltech) e do Centro Quântico Russo (RQC). A intensa agenda permitiu que as lideranças discutissem temas de relevância global, como a cooperação científica e acadêmica entre os Brics, soberania digital, segurança da informação, educação para a sustentabilidade e desafios globais.
O Fórum de Reitores do Brics, bloco formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que tem incorporado novos países, ocorreu na última semana (17 e 18 de outubro), sediado na Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, em Moscou, na Rússia. O encontro de reitores precedeu a cúpula, que se realiza nesta semana, em Kazan.
No Fórum, foi assinado um memorando entre as universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia, com o objetivo de fomentar a cooperação científica e tecnológica. “A iniciativa aproxima as universidades brasileiras de grandes instituições russas, que historicamente têm contribuído para o desenvolvimento da ciência mundial."
Congresso Científico e Educacional
No domingo (20) e na segunda-feira (21), o reitor da UFOB e integrantes da comitiva estiveram em visita à Sirius University of Science and Technology, um polo de tecnologia e inovação em Sochí, no sul da Rússia, para mais uma rodada de discussões e debates voltados à cooperação educacional, científica e tecnológica. O encontro no território Sirius foi marcado ainda pelo Scientific and Educational BRICS CONGRESS onde Ecology and Climate Change.
Integraram a missão, além da UFOB, a Universidade Estadual de Campinas; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), além das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ); do Rio Grande do Sul (URFGS); do Rio Grande (FURG;, de Minas Gerais (UFMG); de Ouro Preto (UFOP); do ABC (UFABC); de Brasília (UnB); do Espírito Santo (UFES); de Itajubá (UNIFEI); do Norte do Tocantins (UFNT); do Sul da Bahia (UFSB); de Juiz de Fora (UFJF); do Pará (UFPA); de Santa Catarina (UFSC); e do Rio Grande do Norte (UFRN); e de representantes do Ministério da Educação (MEC); da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
Acordos firmados
Reitor da UFOB, Jacques Antonio de Miranda, e reitor Oleg Trofimov, da National Research Lobachevsky Statr University of Nizhny Novgorod, assinam memorando de entendimento
A UFOB é signatária do documento de criação da Liga das Universidades do Brics, assinado na quarta-feira (16). Além disso, celebrou memorandos de entendimento com a National Research Lobachevsky State University de Nizhny Novgorod e com a Mari State University da Federação Russa.