UFOB e seus cursos mantêm conceito de excelência em avaliação do MEC

publicado: 10/04/2023 14h20, última modificação: 10/04/2023 14h20
UFOB_-_NOTA4_-_PORTAL.png

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta semana os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ano de 2021. Os indicadores variam em notas de 1 a 5 e medem a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. No IGC, a UFOB manteve-se na faixa 4, considerada de excelência.

Confira no quadro abaixo os cursos avaliados na UFOB e as respectivas pontuações:

Uma imagem contendo Calendário

Descrição gerada automaticamente

Em 2021, foram 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC divulgado, sendo que 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%).

Os indicadores

O CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados o desempenho dos estudantes na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), o corpo docente (percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Para chegar ao ele, levam-se em conta os seguintes aspectos: média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).