Geral
Reitor se reúne com prefeito eleito de Barreiras para tratar de parcerias na área de saúde
O reitor Jacques de Miranda e o vice-reitor Antonio Souza participaram de uma reunião com o prefeito eleito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e o vice, Túlio Viana, na Reitoria, nesta segunda-feira (16). Na pauta, a manutenção do apoio e realização de novas parcerias, especialmente na área da saúde, para auxiliar na melhoria das condições de vida da população.
Durante o encontro, também foi discutido o posicionamento do futuro gestor municipal sobre o Projeto de Lei n° 20 de 2024, que autoriza o Poder Executivo a delegar a gestão do Hospital Edsonnina Neves de Souza, por meio de parceria público-privada. Após exposição do prefeito eleito, o reitor reiterou o reconhecimento sobre a importância do equipamento anunciado e explicou os motivos que levam a universidade a apresentar mais uma alternativa ao modelo de gestão proposto para avaliação do município. “Barreiras possui uma posição estratégica na Região e dispõe um curso de medicina federal, que a coloca em condição privilegiada para pleitear ingresso na maior rede hospitalar pública do país, gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)”, destaca professor Jacques.
Atualmente, a rede administra 45 dos 51 hospitais vinculados às universidades federais, sendo um deles da Bahia, em Salvador. Além deste, há indicativo para a implantação de mais um novo hospital em Paulo Afonso. Para o gestor da UFOB, “a ausência de equipamentos similares na região Oeste da Bahia é um fator que pode potencializar o sucesso de um esforço político suprapartidário com intenção de ampliar a cobertura federal no território nacional e assegurar boas condições de atendimento à população e apoio à gestão municipal”.
No encontro, o Reitor reforçou que a posição institucional da UFOB é de apoiar o poder público municipal nas ações de articulação junto ao Ministério da Educação e EBSERH para, havendo interesse do município, transformá-lo em um Hospital Universitário. Segundo professor Jacques, “tal transformação poderá oferecer ao município um nível de atendimento em padrão de excelência na média e alta complexidade hospitalar, viabilizar um campo de formação avançada na área de saúde, e fortalecer a implementação de carreiras na área de saúde, com a possibilidade de ampliação do número de vagas públicas no curso de Medicina no município”.
Ao final, o reitor e o vice-reitor da UFOB reafirmaram a abertura ao diálogo com as instituições envolvidas, colocando a Universidade à disposição para apoiar a realização dos estudos técnicos e demais ações que visem a permanente busca pela melhoria dos serviços públicos de atendimento à população.
Para conhecer a EBSERH, acesse: https://www.gov.br/ebserh/pt-br