Reitor participa de reunião com presidente Lula e reitores de Universidades

publicado: 10/06/2024 19h59, última modificação: 10/06/2024 20h00
O presidente Lula se reuniu com reitores de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (10) - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, participou, junto com outros reitores de universidades e institutos federais, de reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda (10), em Brasília. No encontro, foram anunciados investimentos de R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão das universidades e dos hospitais universitários federais.

Os recursos integram o Novo PAC e será destinado para melhorias na infraestrutura das 69 universidades federais e criação de dez novos campi, espalhados pelas cinco regiões do País. No que concerne ao valor destinado à UFOB, o MEC ainda informará detalhadamente o total de recursos e para quais obras.

Reunião com os Reitores das Universidades e Institutos Federais de Ensino e entidades representativas. Fotos: Luis Fortes/MEC

O que se sabe até agora é que serão repassados R$ 3,17 bilhões, destinados a 338 obras, das quais 223 serão iniciadas, 95 retomadas e 20, que estão em andamento, concluídas. Com isso, serão beneficiados, direta e indiretamente, mais de 1 milhão de estudantes universitários do Brasil. As obras visam o fortalecimento da graduação (salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, estruturas acadêmicas e complexos esportivos e culturais) e a assistência estudantil (refeitórios, moradias, equipamentos de saúde e centros de convivência). Serão 51 obras nas universidades da região Norte, totalizando R$ R$ 271 milhões; 117 no Nordeste, com R$ 808 milhões investidos; 76 obras no Sudeste, por R$ R$ 815 milhões; 58 no Sul, com um investimento de R$ 322 milhões e 35 no Centro-Oeste, que vão demandar R$ 205 milhões.

Na UFOB, a demanda de obras levantada pela Reitoria soma um montante de quase 200 milhões de reais. Apesar deste valor, seguramente, não ser integralmente contemplado neste anúncio, o aporte disponibilizado permitirá a retomada de obras e novas instalações em todos os campi da universidade.

Em relação ao orçamento de 2024, o governo também anunciou nova complementação que será liberada ainda no mês de junho.