Reitor participa de encontro entre mais novas Universidades Federais criadas nesta quinta (7)

publicado: 07/12/2023 08h48, última modificação: 07/12/2023 19h03
Imagem do Reitor, professor Jacques Antonio de Miranda, durante apresentação em evento das Universidades Federais "novíssimas" e "supernovas" no Piauí

A UFOB é uma das instituições federais de ensino superior que vai participar do encontro entre as chamadas “novíssimas” e “supernovas” universidades federais brasileiras, nesta quinta-feira (7), em Paranaíba, no Piauí. O reitor Jacques Antonio de Miranda e a chefe de gabinete, Marina Meirelles são os representantes da UFOB no encontro que tem por objetivo trocar experiências e compartilhar perspectivas entre todas as instituições participantes.

Criada em 5 de junho de 2013, a UFOB e as universidades do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Sul da Bahia (UFSB) e do Cariri(Ufca) são chamadas “novíssimas”, considerando o conjunto de todas as instituições federais de Ensino Superior. As “supernovas” foram criadas cinco anos mais tarde, em 2018. São elas: a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), anfitriã do evento, e as Federais de Jataí (UFJ), a de Catalão (UFCAT), de Rondonópolis (UFR), do Norte do Tocantins (UFNT) e do Agreste de Pernambuco (Ufape). As supernovas têm sede, respectivamente, nas cidades de Parnaíba-PI, Jataí-GO, Catalão-GO, Rondonópolis-MT, Araguaína-TO e Garanhuns-PE.

O reitor da UFOB apresentará a realidade da instituição e os desafios enfrentados nesta primeira década de funcionamento. Hoje a Universidade oferece hoje 30 cursos de graduação e 8 cursos de pós-graduação, nos campi de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. É formada por quase 900 trabalhadores (entre docentes,  técnico-administrativos e funcionários terceirizados) e tem cerca de 4 mil estudantes.