Reitor assina acordo com a EBC para implantação de rádio universitária

publicado: 17/10/2023 16h11, última modificação: 17/10/2023 22h03
Reitor.png

O reitor da UFOB Jacques Antonio de Miranda assinou acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) técnica para implantação de emissora de rádio na instituição em cerimônia realizada nesta terça (17), no  auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.

No evento, o ministro Juscelino Fillho assinou portaria com as primeiras consignações à EBC, referentes à parceria com 31 universidades federais para operação  de 72 novas emissoras de rádio e TV. A consignação de rádio e TV é o serviço executado em nome da União por ministérios, EBC, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Supremo Tribunal Federal, nos termos da Portaria nº 04, de 17 de janeiro de 2014. Outras 13 universidades federais deverão assinar acordos similares com a EBC em breve, com a intenção de operar em parceria 28 estações.

EBC.jpeg

A UFOB fez a solicitação para operação de duas emissoras, uma com sede em Barreiras e a outra em Santa Maria da Vitória. Agora, a instituição vai iniciar as tratativas de viabilização para implementação das rádios.

O reitor destacou a importância do acordo de cooperação com a EBC para a melhoria da comunicação entre a UFOB e a comunidade. “Representa um marco institucional para implantação de um importante equipamento de interesse público na região. Além de espaço de formação e fortalecimento da área de comunicação, as rádios universitárias desempenham importante papel social na democratização do acesso à informação, na defesa de direitos e cidadania."

Comunicação Universitária

As universidades federais operam, atualmente, cerca de cinquenta estações. A maior parte delas integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, que conta com 109 emissoras de rádio e de TV no país. Considerando as 100 novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras operadas por universidades federais — bem como mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão.

Para participar da RNCP, as emissoras manifestam o interesse em firmar contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir conteúdos locais e a retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional ou Rádio MEC), que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei.

Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais, por meio da exibição nacional.

Com informações da Secom/ Presidência da República