Geral
Projetos da UFOB são aprovados no Edital da Finep. Investimentos chegam a quase R$ 9,5 milhões
A UFOB teve dois subprojetos aprovados no Edital Finep N-NE-CO. Ao todo, a Universidade receberá cerca de R$ 9,5 milhões para investimentos, o maior valor já destinado à instituição em um único projeto de ciência, tecnologia e inovação. Os recursos ajudarão a impulsionar a pesquisa em áreas estratégicas, como bioeconomia, biotecnologia, ciência dos materiais, agricultura sustentável e transição ecológica na região do MATOPIBA.
Os projetos foram submetidos institucionalmente por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGP), sob a coordenação do diretor de Ensino e Pesquisa, professor Alan Thyago Jensen, e com a participação dos docentes Luciana Lucas Machado e André de Oliveira Souza, coordenadores de subprojetos.
Mais do que a aquisição de tecnologias avançadas, o projeto representa um salto estrutural inédito, fortalecendo a rede multiusuária de pesquisa da UFOB, por meio da Central Multiusuária de Análises (CMA-UFOB). Dessa forma, consolida-se no ecossistema científico institucional, ampliando sua capacidade de atendimento aos Programas de Pós-Graduação, grupos de pesquisa, empresas e órgãos públicos.
Dentre os equipamentos previstos, que vão reforçar a infraestrutura da universidade, estão Espectrômetro de Fluorescência de Raios X (FRX); Sistema LC-MS; Analisador de Dispersão Dinâmica de Luz (DLS); Espectrômetro RAMAN; Espectrofotômetro UV-Vis-NIR; e Biorreator de 15 litros. Estes instrumentos irão promover a expansão da capacidade da CMA-UFOB para análises avançadas de materiais, compostos bioativos, nanopartículas, sistemas biológicos e processos industriais.
O investimento contribuirá ainda para reduzir assimetrias regionais em ciência e tecnologia, promover a formação qualificada de recursos humanos e fortalecer a inovação e a transferência tecnológica em conexão com as demandas locais em cenário nacional e global.
“A aprovação da proposta é fruto do trabalho coletivo, da competência técnica dos pesquisadores envolvidos e da capacidade de articulação institucional. Ações assim garantem o protagonismo da UFOB, uma universidade em ascensão, comprometida com o desenvolvimento científico, a inovação e o desenvolvimento territorial do Oeste baiano.”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Aurizangela Souza.
