Projeto de estudante de Medicina da UFOB está entre finalistas do Prêmio LED 2024

publicado: 14/11/2023 16h20, última modificação: 14/11/2023 16h23
Foto da estudante Victória de Araújo Prado, do curso de Medicina da UFOB, finalista da edição 2024 do Prêmio LED, “Luz na Educação"

O projeto desenvolvido pela estudante Victória de Araújo Prado, do curso de Medicina da UFOB, está entre os 60 finalistas da edição 2024 do Prêmio LED, “Luz na Educação, que busca mapear iniciativas inovadoras nas cinco regiões do Brasil. Intitulado “Língua de sinais em Biologia Celular e Molecular: Interações com a comunidade surda”, pretende identificar sinais na comunidade surda virtual sobre conceitos, processos e estruturas celulares e moleculares e disponibilizá-los para auxiliar no ensino de pessoas surdas dentro dessa temática.

O trabalho encontra-se em andamento e já podem ser localizados alguns sinais no website Amo Células (https://biolcelemol.wixsite.com/biocelmol/libras). Além de catalogar os sinais existentes, o projeto estabelece um método para a identificação de termos na área do conhecimento que seriam suficientes para a comunicação em LIBRAS. Para validação dos sinais criados, está sendo estabelecida uma rede colaboradora entre a estudante, intérpretes em LIBRAS e a comunidade surda de referência.

Na UFOB, a estudante participa dos programas de Extensão Protagonista e de Iniciação Científica institucionais, onde desenvolve o projeto sob orientação do professor Théo de Araújo Santos, da área de Biologia Celular e Molecular, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, em Barreiras. Também já participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex).

O Prêmio
Entre as mais de 2 mil iniciativas inscritas no Prêmio LED 2024, 60 foram classificadas para a próxima etapa. Destas, 15 serão selecionadas para a grande final.

Divididos em três categorias, os participantes têm em comum a inovação na área da educação, seja como educadores, estudantes ou empreendedores/organizações. Espalhados pelo Brasil, atuam para mudar a realidade com soluções de qualidade, seja na educação básica, educação profissional ou técnica, educação não-formal ou Ensino Superior, os quatro eixos contemplados na chamada.

Ao final do Prêmio, seis delas receberão R$ 200 mil (cada) e terão suas histórias contadas e um programa especial na TV Globo. O resultado será divulgado no mês de dezembro.