Projeto da UFOB é selecionado em Programa do Ministério dos Esportes

publicado: 30/10/2023 09h51, última modificação: 30/10/2023 09h51
Imagem de três mulheres jogando basquete, a primeira com a bola na mão em posição de arremesso e as outras duas logo abaixo da tabela

A UFOB foi uma das 21 universidades a ter projeto selecionado para o Programa Segundo Tempo (PST) Universitário, vinculado ao Ministério dos Esportes. Com isso, será criado um Núcleo que ofertará, a partir de junho de 2024, 200 vagas para a prática de modalidades esportivas a serem definidas nos próximos meses. Neste primeiro momento, serão priorizados os estudantes do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

O projeto aprovado receberá R$149.300,00 em recursos do Ministério, destinados ao pagamento de bolsas para professor de educação física, estagiários e à compra de material esportivo previstos no plano de trabalho do PST-UFOB. Elaborado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE) com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o documento busca atender o previsto na Política de Assistência Estudantil da UFOB e assegurar o esporte como o direito social para a comunidade universitária.

Com duração de 18 meses, o projeto poderá disponibilizar a oferta de aulas de voleibol, futsal, basquete, handebol, natação, corrida, xadrez e treinamento funcional. A expectativa agora é que, com a implantação do programa, a UFOB possa receber em breve novos investimentos em infraestrutura do esporte.

Programa Segundo Tempo
A ação tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

As novas diretrizes do programa permeiam a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social, da evasão escolar e universitária, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião.

O Segundo Tempo funciona com a implementação de núcleos esportivos viabilizados por parcerias entre o Ministério do Esporte e governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e organizações da sociedade civil. O Ministério do Esporte lançou as diretrizes da iniciativa para o triênio 2023-2026, tanto da vertente Padrão, quanto da Universitária