Geral
Programa de Residência em Software TIC 36 seleciona profissionais em Barreiras
O Programa de Residência em Software - Bahia + Tecnologia + Empreendedorismo, em sua primeira turma, está com vagas abertas para Barreiras. As inscrições podem ser feitas até domingo (19) por meio do link https://airtable.com/app1En4WYsyYAsGpY/shrhkz2m2YZjqMWkP. O edital está disponível no site do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletrônica de Ilhéus (CEPEDI): https://www.restic36.cepedi.org.br.
Fruto de parceria entre o CEPEDI, entidade executora do projeto, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), com a coordenação da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que investiu mais de 20 milhões de reais com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, o projeto terá a UFOB como responsável pelo polo de Barreiras, um dos nove da Bahia.
O programa visa capacitar profissionais em tecnologias de ponta e estimular o empreendedorismo em todo território baiano, oferecendo uma oportunidade única para a capacitação de excelência em tecnologia a alunos do ensino médio técnico subsequente de escolas e institutos federais na Bahia, estudantes de graduação de Universidades e Faculdades na Bahia, portadores de diploma de graduação e residentes e domiciliados do Estado da Bahia.
Ao fornecer conhecimentos sólidos e atualizados por meio de metodologias ativas de aprendizagem, o programa prepara os participantes para enfrentar os desafios do cenário tecnológico atual, com uma metodologia de ensino estruturada em duas fases distintas: na primeira, ocorrerá a Capacitação Tecnológica + Empreendedorismo com duração de 6 meses e uma Bolsa Auxílio no valor de R$500 mensais; e a segunda fase, onde ocorrerá a Imersão Tecnológica, serão selecionados 300 residentes para atuar na construção e execução de projetos durante 10 meses, os selecionados receberão uma Bolsa Auxílio no valor de R$1.800 mensais.
A Residência não se limita apenas à formação técnica, mas também promove o empreendedorismo e a inovação, são 7 trilhas tecnológicas, sendo elas: Ciência de Dados; Back-End; Front-End (UI/UX); Full-Stack; Teste; Cloud e Mobile. Ao incentivar a criação de soluções para desafios tecnológicos reais, o projeto estimula o surgimento de novos empreendedores e contribui para o desenvolvimento de um ambiente de inovação na Bahia.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Setre/Bahia