Professores da UFOB participam de missão de cooperação técnica no Benim

publicado: 21/03/2023 13h15, última modificação: 18/04/2023 09h36
Notícia - Missão Benin.png

Os professores Debora Cruz Porcino e Mario Alberto dos Santos, dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e das Humanidades da UFOB, participaram de missão de cooperação técnica internacional no Benim, país da região ocidental da África, entre os dias 2 e 13 de fevereiro. A visita integra as atividades do projeto “Além do Algodão”, liderado pela Fundação ABC, órgão vinculado ao Itamaraty, que tem como principal objetivo a melhoria da segurança alimentar e nutricional das populações, em especial nas escolas, e a redução da pobreza.

A missão percorreu os municípios de Natitingou, Copargo e Cotonou. Nos dois primeiros, realizaram capacitações para instalação e manejo de sistema agroflorestal agroecológico, com foco nos princípios e nas práticas para o cultivo de alimentos associados e na restauração do solo, e para nutrição e educação alimentar e nutricional. As atividades foram destinadas a produtores rurais de cooperativas e cozinheiras escolares. Já em Cotonou, visitaram a Embaixada do Brasil para apresentar um balanço do que foi executado nessa fase do projeto.

As ações implantadas até o momento buscam o fortalecimento de programa de alimentação escolar no Benim baseado na experiência do Programa do Brasil. O projeto conta ainda com a participação do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Brasil e no Benin, da UFOB e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Missão no Benim

Esta é a segunda viagem dos professores da UFOB ao país africano. Em 2019, a “Missão de prospecção” promoveu visitas a cooperativas de produtores de alimentos, escolas assistidas pelo PMA e reuniões técnicas com representações do governo do Benim, PMA Brasil e Benim, ABC e UFOB. De 2020 a 2022, durante a pandemia de Covid-19, aconteceram reuniões e workshops on-line com discussões sobre ajustes no cronograma de atividades no período de crise sanitária mundial.

A cooperação prevê a potencialização da capacidade produtiva de alimentos adequados à realidade local; a articulação de sistema de compra de alimentos destinado às escolas; a implementação de hortas escolares como complementos para diversificar a alimentação escolar; a estruturação de cardápios escolares de acordo com as necessidades locais; e otimização das condições de higiene no preparo dos alimentos.

Novas visitas estão previstas em futuras missões no Benim. Dessa forma, o projeto dará continuidade a implementação de ações de melhoria da capacidade produtiva dos alimentos locais e oferta de refeições escolares adequadas e saudáveis.