Nota Pública em favor de um projeto regional inclusivo e socialmente referenciado

publicado: 29/03/2022 17h14, última modificação: 01/11/2022 12h57
Nota_Portal.png

A Universidade Federal do Oeste da Bahia, empenhada em assegurar um debate transparente e coerente, vem a público reafirmar seu compromisso com um projeto regional inclusivo e socialmente referenciado.

Ao longo da implantação de nossa universidade, os desafios têm sido enfrentados e superados por meio de ações coletivas, as quais se fundam no compromisso de diferentes agentes e atores sociais. A implantação da área de saúde, em particular, tem exigido clara articulação com uma rede de serviços comprometida com o processo de interiorização das escolas públicas de formação.

Assumindo-se como instituição social, a UFOB tem estabelecido Ações Afirmativas que buscam ampliar o acesso de jovens da região, a exemplo do critério de inclusão regional. Hoje, ingressar e diplomar-se em um curso de Medicina da Rede Pública Federal se tornou realidade para jovens da região oeste da Bahia e representa um movimento que não pode recuar.

Aliado a esse processo, é fundamental que a rede de ensino encontre referencial e apoio direto do Sistema Único de Saúde e das diferentes esferas de gestão pública, uma vez que a ocupação dos campos de prática e estágio, abertos a qualquer estudante, seja de instituição pública ou privada, é requisito essencial para a completude da formação.

Nesse contexto, o atual modelo de formação também exige, especialmente dos agentes públicos, um compromisso permanente com a preservação do interesse público e do acolhimento de ações objetivas que favoreçam a efetiva justiça social desejada.

Em evento recente, justamente em um dos mais difíceis momentos da defesa das instituições públicas brasileiras e quando a voz passa a ser um dos mais fortes instrumentos de luta e cidadania, nossa comunidade estudantil se viu obrigada a vivenciar, em ação objetiva, um dos fundamentos da universidade pública, a crítica social. Ao questionar os caminhos utilizados para ocupação de vagas de prática e estágio vinculadas ao SUS, a UFOB, por meio do protagonismo estudantil, manifestou sua opinião e defesa incondicional à transparência e à legitimidade dos processos que cercam os pactos estabelecidos para a implementação desta política pública, em um momento crucial à etapa final de avaliação para fins de reconhecimento de curso.

Quando interesses privados comprometem políticas de inclusão e de reparação histórica, cabe aos que ainda não se embruteceram, viabilizar um importante chamado à sociedade, fomentando o necessário debate público. Isso porque, mesmo que de maneira não intencional, procedimentos que não são tratados à luz da imparcialidade e transparência atingem diretamente as instituições que respeitam os ritos legais pactuados e que preveem conflitos desnecessários. Mesmo porque, em uma relação que confronta interesses públicos e privados, o enfraquecimento dos equipamentos públicos representa um claro ataque às camadas socioeconomicamente vulneráveis.

Por isso, a UFOB mantém seu compromisso social e reafirma sua intenção de contribuir para com uma formação cidadã, alinhada à defesa dos equipamentos públicos e à garantia da oferta de vagas públicas na Educação Superior. Assim, reitera o espírito de cordialidade no diálogo entre as comunidades acadêmicas das instituições públicas e privadas e na defesa de um projeto regional inclusivo e socialmente referenciado, pautado na construção de um espaço de convívio fraterno, no qual não há espaço para qualquer ato de violência ou que se fundamente em um campo, ingenuamente, apolítico.

Direção do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde

Diretório Acadêmico de Medicina do Oeste da Bahia