Geral
Nota de solidariedade e cobrança por justiça e pela cultura de paz
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio da presente nota, manifesta a sua solidariedade à família, amigos e amigas de Lorena Fox, mulher trans, residente em Luís Eduardo Magalhães, cujo corpo foi encontrado na última quinta-feira, dia 02 de março.
A violência contra pessoas LGBTQIAPN+ representa uma violação dos direitos humanos básicos e não deve ser tolerada em nenhuma circunstância.
Nesse sentido, expressamos o repúdio e indignação à violência contra pessoas LGBTQIAPN+, representada neste inaceitável episódio. O fato atesta a urgência pela construção de espaços em que impere o respeito, a dignidade e a igualdade, pautados nas múltiplas liberdades, sobretudo quanto à orientação sexual ou identidade de gênero. É inaceitável que, em pleno Século XXI, pessoas continuem sendo brutalmente assassinadas por essas razões.
A Universidade, enquanto espaço de diversidade, continuará seu compromisso em contribuir com promoção do respeito e da tolerância entre todas as pessoas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, e na cobrança por justiça e pela cultura da paz.
Assim, clamamos para que as autoridades governamentais tomem medidas para garantir a segurança e proteção de toda comunidade LGBTQIAPN+.
O atual cenário reforça a urgência pela implementação de leis que protejam os direitos, da criação de mecanismos eficazes para denunciar e punir a violência, e pela promoção da igualdade e diversidade em todas as áreas da sociedade.
Dito isso, a UFOB manifesta sua disposição aos Poderes constituídos e aos órgãos responsáveis pelas investigações para auxiliar no que for necessário e apoiar a luta pela igualdade e diversidade em nossa sociedade.