Nota da Reitoria da UFOB sobre a greve dos profissionais da educação

publicado: 30/04/2024 16h22, última modificação: 30/04/2024 17h23
Imagem em fundo azul de pessoas mobilizadas

O reitor da UFOB, Jacques Antonio de Miranda, e o vice-reitor, Antonio Oliveira, publicaram nota em que manifestam respeito à decisão das categorias dos servidores em Educação e em que afirmam considerar justas as reivindicações de docentes e técnicos-administrativos em greve. No texto, que segue abaixo na íntegra, os dirigentes também reforçaram estar abertos para o diálogo com as categorias que compõem o ambiente universitário e estabelecer consenso para funcionamento dos serviços essenciais próprios de cada unidade e órgão.

No comunicado, os dirigentes informam, ainda, que, após o término da greve, eventual ajuste no calendário acadêmico, caso necessário, será apreciado e deliberado pelo Conselho Universitário.

Nota à comunidade

A Reitoria da UFOB, em resposta ao ofício protocolado pela Comissão de Greve e Mobilização Docente, encaminhou no último dia 28 de abril a manifestação da gestão quanto às demandas prioritárias próprias que foram apresentadas por cada unidade ou órgão. O acolhimento e o respeito à decisão da categoria se assemelham à atenção dada pela gestão ao Comando Local de Greve dos Servidores Técnico-administrativos em Educação.

As pautas apresentadas pelos docentes envolvem a recomposição salarial da categoria, reestruturação da carreira, revisão de normativos e reformas recentes, assim como a recomposição do financiamento das universidades.

Tais pautas se legitimam quanto à necessária e urgente reestruturação e valorização das carreiras, além de encontrarem aderência ao pleito do conjunto das universidades federais em relação à recomposição orçamentária. Além disso, possuem relação direta com grande parte das demandas levantadas pelos estudantes de nossa instituição.

Neste sentido, em reconhecimento ao dispositivo constitucional da greve, que implica na observância de direitos e deveres, a reitoria reafirma o respeito a decisão democrática da categoria e a autonomia de cada trabalhador em aderir ao movimento.

Em postura respeitosa, a reitoria mantém-se à disposição para dialogar com a categoria, assim como tem feito com o Comando Local dos Técnicos-administrativos em Educação, e tão logo se inicie a mesa de negociação manterá as diretorias, as coordenações e os estudantes informados sobre os encaminhamentos e a agenda proposta para o estabelecimento de consensos. Além disso, acompanharemos o movimento nacional e esperamos que as negociações possam avançar, permitindo que a oferta das atividades finalísticas da universidade seja regularizada no mais breve espaço de tempo.

Por fim, comunicamos que, como historicamente é feito, ao término da greve, o ajuste no calendário acadêmico será apreciado e deliberado pelo Conselho Universitário, conforme previstos nas normas internas e na legislação vigente sobre o tema.

Barreiras, 30 de abril de 2024.

Jacques Antonio de Miranda - reitor
Antonio Oliveira de Souza - vice-reitor