Geral

Inscrições para a Imersão Científica 2025 vão até dia 30 de agosto

publicado: 21/08/2024 11h16, última modificação: 21/08/2024 11h26
Imagem de estudante em laboratório da UFOB durante programa Imersão Científica 2024

A Imersão Científica 2025, do programa Futuras Cientistas, está com as inscrições abertas até dia 30 de agosto. O projeto é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que, pelo terceiro ano consecutivo, terá a participação da UFOB.

Intitulada “Futuras Geneticistas: vivenciando a genética molecular tendo como modelo a Doença Falciforme”, a proposta aprovada pela professora Larissa Paola Rodrigues Venancio, do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), visa permitir que estudantes e professoras do ensino médio tenham contato prático com aspectos da genética molecular, a fim de fortalecer o conhecimento teórico e prático sobre a execução de estudos utilizando métodos de biologia molecular para investigação de doenças genéticas humanas.

Para participar, é preciso ser estudante do 2º ano do Ensino Médio e professora da rede pública estadual, de tempo semi-integral ou integral, preencher o formulário de inscrição, disponível no site oficial do CETENE e enviar a documentação solicitada.

As atividades serão realizadas durante todo o mês de janeiro de 2025 (do dia 6 a 31), com uma carga horária total de 80 horas. Em fevereiro, as atividades serão assíncronas com vídeoaulas gravadas junto à equipe do Cetene, totalizando 16 horas. As selecionadas recebem bolsa de estudos de R$600,00 durante as atividades.

Para saber mais, acesse o edital do Futuras Cientistas Imersão 2025.

Programa Futuras Cientistas
Criado em 2012, o programa Futuras Cientistas alcançou abrangência nacional em 2023, após uma década de atuação apenas na região Nordeste. Com o apoio do CNPq e do MCTI, o projeto passou a contar com núcleos em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Segundo o CETENE, cerca de 70% das participantes são posteriormente aprovadas no vestibular e, desse grupo, 80% escolhem áreas de Ciência e Tecnologia.