Geral

Espetáculo “Inderna de intão” será apresentado nesta sexta (17) no Centro Cultural, em Barreiras

publicado: 13/11/2023 15h21, última modificação: 13/11/2023 16h02
Imagem do ator Graça Veloso vestido com uma túnica com fundo escurecido e um alto do Divino Espírito Santo

O monólogo Inderna de Intão, criado e interpretado por Graça Veloso, ator, diretor e professor de artes cênicas na UnB, será apresentado no Centro Cultural de Barreiras, nesta sexta (17), às 20h, com entrada gratuita. 

Inderna de Intão – cuja expressão significa DESDE QUANDO – é a história de uma velha sertaneja, viúva, que DESDE QUANDO o marido se foi, passou a conviver com os fantasmas de seu passado, contando as histórias de como seus animais morreram, como conhecidos desapareceram ou como ela perdeu uma ou outra coisa que amava. É um mergulho na alma interiorana do estado de Goiás, com seus causos cômicos e suas religiosidades.

Graça Veloso é doutor em artes cênicas, pós-doutor em arte e cultura visual e autor dos livros A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo, Benedito: imaginário e tradição no interior de Goiás e o teatro gestual da Cia. dos homens, além de Inderna de intão.

Durante sua estadia em Barreiras, o professor Graça Veloso irá ministrar a oficina Dramaturgia e Tradição. O objetivo é despertar o olhar para as espetacularidades extracotidianas das cenas que compõem o conviver e o estar juntos em festa. A oficina será realizada no Centro Cultural de Barreiras na sexta (17) e no sábado (18), das 9h às 12h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: encurtador.com.br/oxIK8.

Esta ação faz parte da iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Oeste da Bahia para estimular a produção das artes da cena nesta região são-franciscana. 

FICHA TÉCNICA

Produção: Coletivo Nonô/Afeto Grupo de Pesquisa em Etnocenologia/CNPq/UnB.

Faixa etária: LIVRE

Criação e Interpretação: Graça Veloso

Direção: B. de Paiva

Operação de Som: Xandy Veloso

Fotografia: Lívio Soares de Medeiros