Geral

Duas propostas da UFOB são habilitadas em Chamadas Públicas da FINEP

publicado: 18/06/2024 07h16, última modificação: 18/06/2024 15h14
Finep.png

A UFOB teve duas propostas habilitadas em chamadas da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A primeira foi na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Centros Temáticos 2023. Intitulado “Observatório socioeconômico-ambiental para transição ecológica no Cerrado”, o projeto foi proposto por equipe multidisciplinar de docentes, coordenada pelo professor André de Oliveira Souza, do Centro das Humanidades, e teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPGP) na estruturação, instrução e submissão da proposta. 

A proposta foi inscrita na Linha 3, de Transição Ecológica, e habilitada para receber aproximadamente R$ 13 milhões. Agora, a proposta segue para a análise de mérito. Após aprovação nessa etapa, estará apta a receber os recursos do MCTI/FINEP/FNDCT para sua execução. 

A segunda proposta foi habilitada na submissão realizada na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT Infraestrutura de Pesquisa – Proinfa 2023. Intitulado “Fortalecimento da Central Multiusuária de Análises e Ampliação de P&D no Oeste da Bahia”, o projeto foi proposto por equipe multidisciplinar de docentes, coordenada pela professora Luciana Lucas Machado, do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, e teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPGP) na estruturação, instrução e submissão da proposta que segue para a etapa de avaliação de mérito e está habilitada para o recebimento de aproximadamente R$ 5 milhões.

As Chamadas Públicas

A chamada pública de Centros Temáticos  tem como objetivo  fortalecer as estruturas de pesquisa das ICTs brasileiras por meio do fomento de recursos não reembolsáveis que visam criar ou fortalecer Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica, por meio do apoio à projetos de pesquisa que se utilizem da infraestrutura pretendida nas áreas temáticas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa

Já a Proinfra, busca reforçar e consolidar a infraestrutura de pesquisa em todo o País, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacionalmente reconhecida.