Geral

CNPEM oferece disciplina on-line gratuita de Introdução à Microscopia Eletrônica

publicado: 14/07/2025 16h19, última modificação: 14/07/2025 16h19
Imagem de Thermo Fisher Scientific Quanta 650 FEG

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está com inscrições abertas na disciplina de Introdução à Microscopia Eletrônica. Promovida em parceria com programas de pós-graduação de diversas universidades brasileiras, recebe inscrições até dia 15 de julho, terá início em 7 de agosto. Informações gerais sobre o curso incluindo ementa, programação, critérios de seleção e o formulário de  inscrição estão disponíveis no site da disciplina.

 A disciplina é uma iniciativa do CNPEM direcionada à pós-graduação – um passo natural após o estabelecimento bem-sucedido do bacharelado oferecido pela Ilum – Escola de Ciência.

Destinado prioritariamente a estudantes de pós-graduação e estudantes do último ano de graduação nos cursos de Física, Química e Engenharias de todo o Brasil, a disciplina visa fornecer introdução teórico-demonstrativa à microscopia eletrônica de transmissão (TEM/MET) e de varredura (SEM/MEV).

As aulas serão remotas e ministradas por especialistas do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e abordarão os fundamentos teóricos e práticos das principais técnicas de microscopia eletrônica, com foco em aplicações científicas e tecnológicas.

Conversão em créditos acadêmicos e provas

Interessados em converter a participação na disciplina em créditos acadêmicos deverão alinhar a possibilidade com os coordenadores de curso, nas respectivas universidades onde estão matriculados.

Três avaliações presenciais estão previstas ao longo do semestre, com as datas sugeridas na Programação do curso. Os testes serão aplicados nas dependências das universidades, sob supervisão das respectivas coordenações de curso, e posteriormente digitalizadas e submetidas aos docentes do LNNano para correção.

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. 

Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. 

Com informações da Comunicação CNPEM