Geral
Campus da Barra realiza 1º Carnaúba Cultural em setembro
Acontece entre os dias 2 e 3 de setembro, no Centro Multidisciplinar da Barra, o 1º “Carnaúba Cultural – Encontro de culturas e sabenças”, evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFOB.
Alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, o Carnaúba Cultural tem por objetivo estimular as manifestações artísticas, reflexões e debates sobre as culturas da região, artes e saberes.
A programação conta com exposição, oficinas, espetáculos teatral e musical, exibição de filme, conferência, capoeira, maculelê e samba de roda. As atividades acontecerão no campus de Barra, no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra (CETIB) e na praça Coronel Nizan Guerreiro (praça da catedral).
O nome do evento foi inspirado no livro “No País das Carnaúbas”, do barrense Deocleciano Martins de Oliveira, escritor, pintor, escultor e desembargador. Publicada em 1931, a obra foi premiada pela Academia Brasileira de Letras.
Escreveu Deocleciano sobre a carnaúba, palmeira comum nesse sertão são-franciscano: “Uma das fontes de riqueza do S. Francisco são os seus carnaubais. (…) E vendo-se por todos os lados as carnaúbas erguendo-se do solo, mas profundamente ligadas a ele, mesmo ressoando em ais ao bico de formão do pica-pau, não sei porque a gente pensa que elas encarnam ainda a alma do sertanejo, na sua atitude de força, resistência, nobreza, arrojo, tortura, heroísmo, misticismo, angustia...”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Terça, 2/9
9h às 12h: Oficina de teatro feminino, com Vania Nogueira, produtora cultural, atriz, pesquisadora de palhaçaria e componente do Coletivo de Mulheres da Rede de Teatro do Velho Chico. Vagas: 20 mulheres. Local: Campus da UFOB/Barra;
14h30: Oficina de cordel, com Cléber Eduão, poeta, compositor, produtor cultural, educador e organizador de antologias sobre o cordel produzido no Velho Chico e em toda a Bahia, e produtor do livro “Khalil Gibran em Cordel”. Vagas: 40 pessoas. Local: Campus da UFOB/Barra;
19h: Espetáculo teatral “Carranca – Da proa do barco para o palco”, com Gilberto Morais, produtor cultural, ator, fundador da Cia. de Teatro Mistura de Ibotirama e da Rede de Teatro do Velho Chico. Local: Praça da Catedral;
20h: Espetáculo poético/musical “Prosa cantada”, com Paulo Araújo, poeta, compositor, ator, cantor e líder do grupo Morão de Privintina, de Bom Jesus da Lapa, e autor da música “I-margem”, tema da novela Velho Chico, da Globo. Local: Praça da Catedral.
Quarta, 3/9
9h: Palestra “Deocleciano e o imaginário são-franciscano”, com Cícero Félix, professor, escritor, jornalista, produtor cultural, realizador de audiovisual, pesquisador das culturas tradicionais e coordenador de Arte e Cultura (PROEC/UFOB). Local: Campus da UFOB/Barra.
14h: Exibição do filme “Sede de rio” (Marcelo Abreu Góis, 2024). Conversa com Paulo Araújo, interprete do personagem Araú. Local: Auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra (CETIB).
17h: Apresentação de capoeira, maculelê e samba de roda com grupo Eu Negro (Barra) e projeto Angola em Movimento (Barreiras). Local: Em frente ao campus da Barra.
